Feijoada pode, sim, ser uma refeição saudável

Com algumas adaptações, é possível saborear a tradicional feijoada sem acumular muitas calorias.

ter, 28/08/2018 - 14h21 | Do Portal do Governo

Uma das refeições mais adoradas pelo brasileiro, a feijoada é um prato, digamos, não muito saudável. Pensando nisso, apresentamos uma receita diferente desse prato, mas ao mesmo tempo saborosa e saudável.

Com algumas adaptações, é possível saborear a tradicional feijoada sem acumular muitas calorias. A refeição pode ter ingredientes como linguiça e lombo, por exemplo, mas em quantidades reduzidas e com mais espaço para legumes e verduras, como a couve refogada e o vinagrete com bastante tomate e cebola e cheiro verde, ocupando a metade do prato.

“A couve contém vitamina C e antioxidantes, que ajudam o sistema de defesa do organismo e tem muita fibra”, lembra a médica Elisabete Almeida.

Para a outra metade do prato, um quarto deve ser preenchido com arroz, de preferência o integral, pois além de carboidrato, é rico em fibras e nutrientes. E no outro quarto do prato, dividir entre o feijão preto, rico em proteína vegetal, e lombo de porco cozido ou assado e linguiça, proteínas animais. Recomenda-se ferver a linguiça, para reduzir o teor de gordura, e não colocar sal no tempero da feijoada, já que os embutidos já contém sal. Dá também para incluir no prato uma farofa refogada com alho e cebola e fatias de laranja.

Boa refeição!