Fazenda fiscaliza 40 postos de combustíveis na grande SP e capital

Operação 'De Olho na Bomba', nesta terça-feira (24), teve apoio de seis equipes do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania

ter, 24/04/2018 - 14h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Fazenda deflagrou, nesta terça-feira (24), mais uma etapa da operação ‘De Olho na Bomba’ que fiscalizou 40 postos de combustíveis na capital e grande São Paulo. A ação contou com o apoio de seis equipes do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, da Policia Civil.

A força-tarefa mobilizou 80 agentes fiscais das seis delegacias tributárias: DRTC-I, no Tatuapé; DRTCII, na Lapa; DRTC-III, no Butantã (Capital); DRT-12, no ABCD; DRT-13, em Guarulhos; e DRT-14, em Osasco. ?

Os postos foram selecionados a partir de denúncias e cruzamento de informações da área de inteligência fiscal da Fazenda. Durante a operação, os agentes de renda realizaram a coleta de amostras de gasolina e etanol, em razão de fortes indícios de venda de combustível adulterado, além de conferir os dados cadastrais dos estabelecimentos.

As amostras coletadas serão encaminhadas para análise no laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para verificar se o combustível atende aos padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Se constatadas desconformidades no material recolhido, após análise feita pela Unicamp, o estabelecimento terá suas bombas lacradas e a inscrição estadual cassada, o que acarretará o encerramento das suas atividades – os sócios ficam impedidos de atuar no mercado de combustíveis pelo prazo de cinco anos, conforme previsto na Lei nº 11.929, de 12 de abril de 2005, e regulamentada pela Portaria CAT 28/05.

Vale lembrar que o estabelecimento pode ter a inscrição cassada antes mesmo da comprovação de possível desconformidade nos combustíveis, uma vez que não apresentou a documentação para a renovação de sua inscrição estadual (Portaria CAT 02/2011).

Confira a relação de postos fiscalizados:

Delegacia Regional Tributária Postos de combustíveis fiscalizados
DRTC-I (São Paulo) 8
DRTC-II (São Paulo) 8
DRTC-III (São Paulo) 8
DRT-12 (ABCD) 4
DRT-13 (Guarulhos) 6
DRT-14 (Osasco) 6
Total 40

Operação ‘De Olho na Bomba’

Criada em 2005, a ‘Operação de Olho na Bomba’ já cassou as inscrições estaduais de 1.140 postos que revendiam combustível fora das normas da Agencia Nacional de Petróleo (ANP) em todo o Estado de São Paulo.

A operação tem o objetivo de fiscalizar postos, distribuidoras e transportadoras de combustíveis, impedindo a sonegação de impostos e a comercialização de combustível adulterado. A Secretaria da Fazenda tem autoridade para cassar a eficácia da inscrição estadual desses estabelecimentos e lacrar bombas de abastecimento quando constatada a irregularidade.

A lista completa de postos de combustíveis cassados pode ser consultada no portal da Secretaria da Fazenda. Para denunciar posto suspeito de comercializar combustível adulterado, o contribuinte pode ligar para a Ouvidoria da Secretaria nos telefones (11) 3243-3676 e (11) 3243-3683 ou enviar e-mail para ouvidoria@fazenda.sp.gov.br.