Fatec São José dos Campos vence Maratona de Programação InterFatecs

Em segundo e terceiro lugares ficaram equipes da Fatec São Paulo, da capital; final do torneio aconteceu no último sábado (25) em American

seg, 27/08/2018 - 17h08 | Do Portal do Governo

No último sábado (25), a Fatec Americana recebeu a edição 2018 da sétima Maratona de Programação InterFatecs, uma das maiores competições de programação de computadores do país, promovida anualmente pelo Centro Paula Souza (CPS).

A grande vencedora foi Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos, com os alunos Guilherme Ferreira Fabian, Heitor Miranda Moreira e Sergio Hilgert Junior, da equipe Paitom 3.

Orientados pelo professor Reinaldo Arakaki, eles resolveram o maior número de problemas no menor tempo possível, durante as cinco horas de prova, e faturaram o troféu da maratona. Em segundo e terceiro lugares, ficaram as equipes Three.js e Dois Leandros e Um Não, ambas da Fatec São Paulo, da capital.

A disputa da etapa final reuniu mais de 180 estudantes, distribuídos em 48 equipes, de diversas Fatecs do Estado, além da Escola Técnica Estadual (Etec) de Guaianazes. A maratona tem como desafio a resolução de problemas utilizando as linguagens de programação C, C++ e Java.

Disputa de algoritmos

A proposta da InterFatecs é aprimorar técnicas de implementação de algoritmos entre os estudantes, além de estimular a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O torneio é dividido em duas fases. A primeira é online e ocorreu no dia 19 de maio, em cada uma das unidades participantes, com 350 grupos inscritos. Cada equipe contou com três alunos titulares e um reserva. Saiba mais no site da InterFatecs.