Fatec São José dos Campos oferece curso tecnológico voltado à indústria 4.0

A quarta revolução industrial se mostra como um caminho sem volta para o futuro da fabricação de produtos em larga escala

qui, 23/08/2018 - 21h32 | Do Portal do Governo

Então inédita no país, a graduação em Manufatura Avançada é oferecida pela Fatec São José dos Campos, com o seu primeiro semestre realizado neste ano. O Tecnólogo em Manufatura Avançada é o profissional que irá criar e/ou gerenciar projetos de desenvolvimento integrado de manufatura, tendo em vista a concepção ou a melhoria de processos de produção.

Também se atua como integrador de tecnologias e conceitos, a fim de transformar ambientes de manufatura convencional em ambientes de manufatura avançada.

Ciente em atender a essa demanda, o Centro Paula Souza (CPS) desenvolveu o novo curso superior tecnológico, pois a quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0, se mostra como um caminho sem volta para o futuro da fabricação de produtos em larga escala, já em andamento em países como Alemanha e Estados Unidos e, em implantação, no Brasil.

O diretor da unidade de São José dos Campos, Valter João de Sousa, aponta isso: “A indústria 4.0 é relativamente nova. Mas tenho certeza que é um caminho sem volta para se obter melhor produtividade. Por isso, a importância da implantação deste curso. Para que se possa mostrar aos alunos e futuros profissionais como aplicar este conhecimento que estão adquirindo”.

Já o coordenador de projetos da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, Samuel Franco, destaca que, até pouco tempo, o desafio das empresas era melhorar a interação entre homem e máquina. Mas que isso mudou, entrando agora o papel deste tecnólogo que garantirá mais constância na melhoria e redução de custos.

“O tecnólogo em Manufatura Avançada vai trabalhar para que os equipamentos e dispositivos envolvidos em determinado processo de fabricação conversem entre si, garantindo constância na melhoria e redução de custos”, diz.

Método de ensino

Por ser uma graduação nova, uma das maneiras encontradas, para chamar a atenção dos alunos para o tema e ampliar o entendimento durante as aulas, foi a implantação de uma metodologia de ensino com maior engajamento de professores com alunos, em um método que visa avaliação por competências.

É o que explica a coordenadora e professora, Viviane Ribeiro de Siqueira: “O curso é avaliado por competências, habilidades e atitudes utilizando o método PBL – Project Based Learning. Ou seja, a aprendizagem é baseada em projetos. E estamos conseguindo ter resultados importantes, tendo os alunos como protagonistas”.

“Tradicionalmente, o professor sempre esteve como figura principal. No entanto, o aprendizado é maior conosco mais próximos deles”, completa.

Aprovação dos alunos

O profissional formado em Manufatura Avançada terá um amplo mercado de atuação no aperfeiçoamento do processo industrial nos setores de manufatura, incluindo: aeroespacial, automotiva, metal-mecânico, eletrônica e energia. Como empreendedor, pode abrir sua própria consultoria ou empresa e também pode ainda atuar em pesquisas.

Tanto por esta amplitude de mercado quanto pela qualidade do ensino na Fatec São José dos Campos, os alunos aprovaram este primeiro semestre do curso.

Natalia Nascimento conta que a grade foi estruturada de maneira que as matérias conversem entre si: “A graduação tem uma proposta totalmente inovadora. Os professores estão engajados, desde o primeiro dia de aula, para realizar trabalhos interdisciplinares fazendo com que os alunos integrem todas as habilidades e conhecimentos que estão sendo adquiridos no decorrer do curso”.

“Me sinto muito feliz pela instituição se importar com a ordem dos temas abordados, de sempre se preocuparem com as suas fundamentações. Também destaco os professores, pela didática e maestria. Além da coordenadora do curso, professora Viviane, que desde o primeiro dia se mostrou disposta a ouvir os alunos, seja nas reclamações ou elogios, e ser um canal totalmente acessível de comunicação entre aluno e instituição”, complementa.

Paulo Bruno Negrão também destaca o método de aprendizagem aplicado: “a forma de ensino, deste curso da Fatec, é muito superior comparado com outras experiências que já tive. Foram realizadas bastantes aulas práticas, o que é muito importante. Houve um projeto específico para trabalharmos, no qual tivemos a interação do que foi ensinado em cada matéria teórica com a prática”.