Fatec São José do Rio Preto cria app que auxilia professores

Teacher’s Tool usa mecanismo de reconhecimento facial para facilitar chamada e monitoramento de presença de alunos

sex, 18/01/2019 - 20h34 | Do Portal do Governo

Alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José do Rio Preto desenvolveram um aplicativo para aparelhos móveis que pode facilitar a vida dos professores. Disponível gratuitamente para download na internet, o Teacher’s Tool permite a chamada por meio de reconhecimento facial, identificando estudantes previamente cadastrados e registrando a presença na sala de aula.

O aplicativo tem o objetivo de diminuir o tempo gasto pelos docentes em atividades administrativas e mecânicas, possibilitando maior otimização do tempo da aula. O conceito é simples: depois de cadastrar de uma a três fotos de cada aluno no aplicativo, o professor fotografa o ambiente para que a ferramenta identifique ausentes e presentes e monte uma lista dos estudantes que compareceram à aula.

Para o professor Henrique Dezani, do curso superior tecnológico de Informática para Negócios da Fatec e orientador do projeto, o uso de inteligência artificial é uma tendência crescente e vem sendo cada vez mais estudado pelos alunos para que se adaptem às exigências do mercado. “Os trabalhos dos nossos estudantes evoluem para aplicativos comerciais, startups e oportunidades de ingresso dos alunos no mundo de trabalho”, afirma.

Além da sala de aula

O desenvolvimento de aplicativos na Fatec integra iniciativa de apresentar projetos dos alunos à comunidade e a empresários regionais. Eles realizam um trabalho interdisciplinar, que envolve a programação do aplicativo e o estudo do mercado. “O que tem tornado os aplicativos atraentes e inovadores é o fato de que eles não pensam apenas em códigos, mas também no envolvimento com as necessidades dos consumidores”, comenta Dezani.

A lista de apps criados na Fatec inclui o Frets e o MHospital. O Frets é um sistema que busca aproximar pessoas que precisam transportar algo de quem já trabalha com fretes ou de entregadores independentes com um veículo, tornando mais simples e eficiente o processo de transporte de qualquer item.

Já o mHospital foi desenvolvido para se integrar ao sistema existente do hospital e apoiar as equipes de enfermagem em suas atividades e procedimentos relacionados aos pacientes internados por meio de um smartphone ou tablet. Dentre as funcionalidades do app, estão a identificação de pacientes através da leitura de QR Codes, localizados na pulseira do paciente e checklist das prescrições médicas que são administradas pela enfermagem nos horários estabelecidos.