Fatec Itu oferece cursos gratuitos a empreendedores locais e regionais

Entre agosto e setembro, serão três formações e, em alguns casos, empresas terão consultoria gratuita de professores e estudantes

sex, 10/08/2018 - 19h48 | Do Portal do Governo

Neste segundo semestre, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itu oferece cursos livres e de extensão para micro e pequenos empreendedores do município e da Região de Sorocaba – confira abaixo as datas e local de inscrição.

Serão abertas 40 vagas para cada um dos cursos livres de Gestão Contábil e de Planejamento Estratégico, e 60 para o de extensão Novas Tendências e Planejamento de Marketing. Para o mesmo período, estão previstos mais três cursos livres ainda sem calendário definido: Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão Financeira.

As formações são gratuitas e não há exigência de escolaridade mínima para se inscrever.

Consultoria solidária

No primeiro semestre de 2018, a unidade formou 81 empresários e trabalhadores do setor na primeira turma de Novas Tendências e Planejamento de Marketing. “Tivemos contato com a realidade de muitas empresas da cidade”, afirma a professora de marketing da Fatec Itu, Diane Fiala.

“No cenário local, a crise econômica do País é agravada pelo fato de alguns empreendedores não terem terminado o Ensino Médio e de encontrarem dificuldade de acesso a recursos para investir em ações de marketing e divulgação”, diz.

Diante de tal diagnóstico, surgiu a ideia de criar o projeto-piloto Birô da Solidariedade Empresarial, por meio do qual estudantes e professores da Fatec prestam suporte emergencial às microempresas sem condições de investimento em ações de marketing.

“Os proprietários devem ter feito o curso de extensão e evidenciado a dificuldade para continuar suas atividades por falta de capital de giro”, ressalta Diane ao explicar o critério para a escolha do participante. “Além disso, levamos em conta o potencial da empresa para o mercado”, conclui.

A educadora prestou mentoria emergencial aos empreendedores formados no primeiro semestre e já percebeu impacto positivo.

“Alguns deles tinham dificuldade até em estabelecer os preços a serem praticados no mercado em que atuam. A partir do curso, começaram a aplicar os conceitos e fechar novos negócios realizando ações simples, como adesivar o carro da empresa, confeccionar portfólio de produtos e serviços e organizar processos administrativos, produtivos e de vendas”, conta.

O objetivo é que o Birô da Solidariedade Empresarial se torne projeto permanente, atendendo novas empresas a cada semestre.