Fatec Itu abre inscrições para curso gratuito de extensão em Marketing

Prazo inicia nesta sexta-feira (24) na secretaria da unidade; empresas locais e regionais terão consultoria de professores e estudantes

qui, 23/08/2018 - 18h21 | Do Portal do Governo

Começa nesta nesta sexta-feira (24) o prazo para os interessados se inscreverem no curso de extensão gratuito Novas Tendências e Planejamento de Marketing, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itu.

Voltado para micro e pequenos empreendedores do município e da região de Sorocaba, o curso oferecerá 60 vagas, com aulas nos dias 1º, 2, 15 e 16 de setembro. A primeira turma do curso formou 81 empresários e trabalhadores do setor no primeiro semestre de 2018.

“Tivemos contato com a realidade de muitas empresas da cidade”, diz a professora de marketing da Fatec, Diane Fiala. “No cenário local, a crise econômica do país é agravada pelo fato de alguns empreendedores não terem terminado o Ensino Médio e de encontrarem dificuldade de acesso a recursos para investir em ações de marketing e divulgação.”

Consultoria gratuita

Diante disso, surgiu a ideia de criar o projeto-piloto Birô da Solidariedade Empresarial, em que estudantes e professores da Fatec Itu prestam suporte emergencial às microempresas sem condições de investimento em ações de marketing.

“Os proprietários devem ter feito o curso de extensão e evidenciado a dificuldade para continuar suas atividades por falta de capital de giro”, ressalta Diane ao explicar o critério para a escolha do participante. “Além disso, levamos em conta o potencial da empresa para o mercado”, conclui.

A educadora prestou mentoria emergencial aos empreendedores formados no primeiro semestre e já percebeu impacto positivo.

“Alguns deles tinham dificuldade até em estabelecer os preços a serem praticados no mercado em que atuam. A partir do curso, começaram a aplicar os conceitos e fechar novos negócios realizando ações simples, como adesivar o carro da empresa, confeccionar portfólio de produtos e serviços e organizar processos administrativos, produtivos e de vendas”, conta.

A equipe acadêmica da Fatec Itu tem como meta tornar o Birô da Solidariedade Empresarial projeto permanente, atendendo novas empresas a cada semestre.