Fatec de Jaú integra programa nacional de incentivo à exportação

Com participação de professores e alunos, unidade do Centro Paula Souza promove parceria com lideranças empresariais da região

qui, 20/07/2017 - 20h43 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jaú atuará em um projeto para estimular a competitividade internacional das empresas que fazem parte do Arranjo Produtivo Local de calçados. A instituição promove uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Fundação de Desenvolvimento da Unesp.

O Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC) da Fatec será a sede regional do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação, coordenado pela Apex-Brasil. Lançada em junho, a iniciativa conta com o apoio de alunos e professores no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e orientações na área de administração.

Serão oferecidos projetos de financiamento, capacitações, desenvolvimento de aplicativos e tecnologias, consultoria ambiental e elaboração de planejamentos estratégicos, entre outras atividades. Essa é a segunda unidade do Centro Paula Souza a integrar o programa. Desde março, a Apex-Brasil desenvolve outro programa regional, em parceria com a Fatec São José dos Campos.

Orientação
Para participar das ações, os interessados precisam solicitar uma visita da equipe técnica do núcleo, que abrirá uma ficha de inscrição. A partir disso, o empresário passa a receber toda a orientação sobre como poderá se beneficiar com a iniciativa.

De acordo com a coordenadora de projetos da Agência Inova Paula Souza e gestora do NIC da Fatec de Jaú, Emilena Lorenzon Bianco, o projeto será ampliado para cidades como Bauru, Botucatu e Marília. “Além de promover um ambiente mais competitivo para favorecer a indústria da região, a parceria envolverá experiências reais, com estímulo à geração de conhecimento e à criação de novas oportunidades de emprego para os estudantes”, ressalta a coordenadora.

O Programa de Qualificação para Exportação oferece um diagnóstico gratuito e auxilia as empresas a promover melhorias em produtos, serviços, processos e gestão. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a produtividade das companhias para competir no mercado externo.