Fapesp: Vídeos abordam como a Matemática auxilia no combate à COVID-19

Produção de conteúdos é de profissionais do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática, na USP

sex, 15/05/2020 - 10h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agência Fapesp

Um projeto do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na Universidade de São Paulo (USP), pretende responder questões matemáticas e também ajudar no enfrentamento à COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A iniciativa traz uma série de vídeos sobre como os modelos matemáticos podem ajudar a entender o contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O conteúdo é voltado a um público amplo, não apenas acadêmico, para estimular não só a conscientização sobre a COVID-19, como também para ajudar no entendimento e na difusão da matemática.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Estão planejados alguns episódios. O primeiro vídeo foi ao ar nesta terça-feira (12), apresentado por Fernando da Paixão, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador principal do NeuroMat, e por Aline Duarte, docente do Instituto de Matemática e Estatística da USP. O primeiro episódio forneceu respostas às seguintes perguntas: Como modelar/minimizar o número de contágios? Como identificar o grupo de risco? Qual a melhor estratégia de tratamento?

Produção

Os próximos três vídeos já estão em produção e devem acontecer ao vivo pelo YouTube e pela página no Facebook do Neuromat, com a possibilidade de perguntas do público. A frequência será de duas semanas, sendo que os próximos acontecerão nos dias 26 de maio, sobre curvas matemáticas e sobre a progressão do coronavírus, nos dias 9 de junho e 26 de junho.

Mais informações podem ser obtidas em https://neuromat.numec.prp.usp.br/ ou pelo e-mail comunicacao@numec.prp.usp.br.