Fábricas de Cultura têm programação variada com cursos e eventos

Programa também promove iniciação artística e formação cultural de jovens de 8 a 21 anos em situações de vulnerabilidade

sex, 21/12/2018 - 15h19 | Do Portal do Governo

Mesclando cursos regulares, atividades frequentes, exibições, shows e espetáculos, as Fábricas de Cultura oferecem programações variadas em diferentes modalidades, como dança, teatro, música, circo, artes visuais, literatura e multimeios. Além de contar também com o Núcleo Luz, um grupo de dança constituído por jovens que se apresenta em diversos centros culturais da capital.

“As Fábricas de Cultura estão implantadas em bairros da capital com situações de alta vulnerabilidade e oferecem cursos diversos e apresentações para mais de 400 mil aprendizes, além de espetáculos de música e teatro, buscando sempre a integração com o entorno”, afirma o coordenador da Unidade de Formação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado, Dennis Alexandre Rodrigues.

O Programa tem significativa interação com as comunidades, e com isso o atendimento ao público vem crescendo consideravelmente. Até o fim de 2018, serão cerca de 1,5 milhões de pessoas atendidas. Tudo isso graças ao investimento de mais de R$ 73 milhões que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo fez em favor da iniciação artística e da educação cultural da população.

A professora Viviane Oliveira conta que sua filha se matriculou como Aprendiz logo que a Fábrica de Cultura inaugurou e ela também aproveitou a oportunidade para fazer um curso. “Eu sempre estou por lá. Antes da Fábrica nós não tínhamos muitas oportunidades, então eles mudaram a história não só da minha filha como de muitos alunos aqui da comunidade”, conta.

Para Guilherme Farias, 16 anos, aluno de uma das unidades do programa, “as Fábricas oferecem cursos bons, difíceis de achar, e de graça.” Já Henrique Honorato, Aprendiz, diz que resumir a Fábrica em uma palavra é difícil. “Eu diria que é um casulo. Porque você entra sem saber o que vai acontecer e quando você está lá, vai se transformando e quando sai já é outra coisa, muito melhor do que quando você entrou”, compara.

São dez unidades das Fábricas de Cultura em funcionamento na capital, nos bairros de Brasilândia, Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha, Parque Belém, Capão Redondo, Vila Curuçá, Itaim Paulista, Jaçanã, Sapopemba e Cidade Tiradentes. E a primeira unidade fora da capital foi inaugurada em 2018, na cidade de Diadema.

Para saber mais sobre as unidades e a programação das Fábricas, clique aqui.