Fábricas de Cultura promovem festas juninas gratuitas no sábado (24)

Unidades de Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã e Capão Redondo, em São Paulo, reunirão brincadeiras e atividades típicas

qua, 21/06/2017 - 13h07 | Do Portal do Governo

Gincanas, quadrilhas e muita música integram a programação das Festas Juninas promovidas pelas Fábricas de Cultura, que serão realizadas no próximo sábado (24). Os eventos, com entrada gratuita, acontecerão nas unidades Capão Redondo, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha, na capital paulista.

A Fábrica de Cultura Jaçanã reúne, a partir de meio-dia, brincadeiras como touro mecânico, pescaria, piscina de bolinhas e cama elástica, além de gincanas com instrutores e aprendizes. O ambiente terá canções e o cantinho sertanejo, com a equipe da biblioteca.

No Capão Redondo, a festa começa às 14h e tem como atração a banda “Os Beneditos”, que cantam sucessos da música brasileira, da lambada ao samba rock, passando por batuques afro-brasileiros. Também fazem parte da celebração o touro mecânico, performances de aprendizes e educadores, bem como a quadrilha aberta ao público.

As atividades na unidade Vila Nova Cachoeirinha começam às 14h, com o forró do “Trio Marrom”, que apresenta clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Trio Nordestino, entre outros. Serão promovidas brincadeiras, correio poético, com a equipe da biblioteca, e apresentações da quadrilha oficial, dança cigana e zumba junina.

Desenvolvimento
As Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura do Estado, são espaços de acesso gratuito que oferecem diversas ações artísticas. Criados com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural, por meio da interação com a comunidade, os espaços oferecem programação cultural variada, com cursos, bibliotecas e estúdios de gravação.

As unidades são gerenciadas pela Poiesis, que estimula o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa. A instituição conduz programas, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados ao complemento da formação de estudantes e do público em geral.