Fábricas de Cultura ajudam a transformar juventude paulista

Programa da Secretaria de Cultura promove inclusão cultural por meio da educação e da arte para cidadãos com idades entre 8 e 21 anos

qui, 12/04/2018 - 11h38 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Núcleo Luz do programa Fábricas de Cultura oferece a jovens de baixa renda a oportunidade de vivenciarem a dança de forma mais aprofundada

Um dos principais programas desenvolvidos pelo Estado de São Paulo para fomentar a cultura e o conhecimento entre o público jovem, as Fábricas de Cultura foram criadas para oferecer atividades gratuitas de iniciação artística para cidadãos com idades entre 8 e 21 anos em situações de vulnerabilidade.

Em qualquer sociedade, a prática de ações culturais é sempre de grande importância por ser um meio eficaz de fomento à educação que, ao lado da cultura e da arte, forma a base para a construção e a evolução da comunidade.

Mesclando cursos regulares, atividades frequentes, exibições, shows e espetáculos, as Fábricas têm programações variadas em modalidades como dança, teatro, música, circo, artes visuais, literatura e multimeios. Inclui ainda o Núcleo Luz, grupo de dança constituído por jovens que se apresenta em diversos centros culturais da capital.

Atualmente, são 11 unidades espalhadas pelas regiões norte, sul e leste de São Paulo (Capão Redondo, Itaim Paulista, Jardim São Luiz, Parque Belém, Sapopemba, Vila Curuçá, Vila Nova Cachoeirinha, Cidade Tiradentes, Brasilândia e Jaçanã) e Diadema, que inaugurou recentemente a primeira Fábrica de Cultura fora da capital.

As atividades são gratuitas e acontecem de terça a domingo, inclusive no período de férias. Confira abaixo as principais:

Cursos e atividades de iniciação artística (8 a 21 anos) e formação cultural (a partir de 12 anos) nas áreas de música, dança, teatro, circo, foto, vídeo, desenho, grafite, DJ, capoeira, entre outras.

Programação cultural com shows, espetáculos teatrais, de dança e circo, palestras, exibição de filmes, oficinas e exposições.

Bibliotecas com variedade de livros, filmes, jornais, revistas, jogos, espaço para estudo e pesquisa, acesso à internet e atividades como contação de histórias e bate-papo com escritores.

Estúdios de gravação e captação de áudio com equipe técnica profissional.

Projetos especiais nas áreas de teatro (Projeto Espetáculo) e dança (Núcleo Luz) que possibilitam aos jovens a vivência nessas linguagens de forma mais aprofundada.

Para saber mais sobre as unidades e a programação das Fábricas, clique aqui.