Expresso Turístico Mogi das Cruzes oferece um passeio diferente

Durante o século 20, passaram pela linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso ligando SP ao RJ

qui, 31/01/2019 - 21h19 | Do Portal do Governo

Quem pretende aproveitar para sair da capital paulista e fazer um passeio histórico e divertido não pode deixar de conhecer o Expresso Turístico de Mogi das Cruzes. Localizada a 48 km da capital paulista, a cidade compõe o grupo de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do Rio Tietê.

O trajeto, que dura cerca de 1h30, é realizado no segundo sábado de cada mês, com partida às 8h30, da Estação da Luz, e retorno às 16h30, na Estação Mogi das Cruzes. Ao deixar a cidade, o Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.

Atualmente, o trecho integra a Linha 12-Safira, da CPTM, que conecta o Brás à estação Calmon Viana. O trecho é conhecido como “variante” à atual Linha 11-Coral/Expresso Leste, que foi aberta ao tráfego em 1934. Nesse caminho, restaram duas estações com prédios da década de 1920: Calmon Viana e Aracaré.

História

Durante o século 20, passaram por essa linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso que o Brasil já viu, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. Entre eles, estavam o Cruzeiro do Sul, o Santa Cruz e, mais recentemente, o “Trem de Prata”, que operou até 1998.

O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. O preço unitário da passagem é de R$ 50 (ida e volta). No entanto, os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens.

Vale ressaltar que as passagens contemplam somente a viagem de trem até o destino. Roteiros complementares devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo

Sobre Mogi das Cruzes

A cidade, com cerca de 370 mil habitantes, é cortada pelas serras do Mar e do Itapeti. Integrante do Cinturão Verde de São Paulo, atualmente o município é conhecido como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade na primeira metade do século 20.

Além do Circuito das Flores, Mogi oferece inúmeras atrações turísticas, com roteiros rurais, culturais e ecoculturais.