Exposição traz obras dos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil

Governo do Estado reúne peças do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), Pinacoteca do Estado e Acervo Artístico-Cultural dos Palácios

ter, 14/08/2018 - 21h33 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira (15), o governo do Estado de São Paulo abre as portas do Palácio dos Bandeirantes para uma exposição que reúne mais de 200 peças trazidas do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), da Pinacoteca do Estado e também do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

É a primeira vez que uma exposição agrega os três mais antigos acervos culturais paulistas em um único espaço. A sede do governo paulista, que também já funciona como palácio/museu aberto ao público, contará com a exposição Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas até 20 de janeiro 2019.

“Esta exposição é singular por vários aspectos. Temos uma conjugação de diversos elementos, em um conjunto que dá a expressão da história paulista e da Independência. A iniciativa nos fornece também um aceno para o futuro, além da união entre a história e a preservação”, ressalta o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

O secretário-chefe da Casa Civil, Maurício Juvenal, enfatizou a importância da iniciativa, durante a cerimônia de abertura, realizada nesta terça-feira (14). “A cultura acontece de forma dinâmica e viva. Estamos buscando aqui, com a instalação deste espaço, emprestar fala à sociedade.”

Atrações

A mostra contém peças de valor histórico e cultural para os paulistas e para o Brasil, que se dividem entre o hall, o mezanino e o 1º andar do Palácio dos Bandeirantes. Uma carruagem do final do século 19, telas de Benedito Calixto e Antonio Ferrigno, móveis das elites paulistas e uma coleção de ferros de passar roupas, entre outras dezenas de peças, poderão ser vistas.

Uma reprodução da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, também faz parte da exposição, dada a impossibilidade técnica para o deslocamento da obra original do Museu Paulista. Um ateliê de restauro também faz parte da exposição, e o público poderá acompanhar a restauração da maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, feita na década de 1880.

“É fantástico expor nosso acervo de grandes dimensões, com telas e mobiliário. Não é qualquer espaço que comporta os itens. É uma chance incrível para contar um pouco das coleções paulistas”, explica a diretora do Museu Paulista, Solange Ferraz de Lima.

“Participar da exposição é uma grande oportunidade para o Museu Paulista apresentar um pouco de seu trabalho de pesquisa e difusão de conhecimento, como museu universitário, além de demonstrar que a instituição continua ativa durante a reforma. Essa é uma pequena parte do acervo, que não é só da universidade, mas de todos os paulistas e brasileiros”, afirma o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan.

Durante o período da exposição, o Palácio dos Bandeirantes também receberá apresentações teatrais nos fins de semana, com uma discussão criativa da Independência. As visitas estarão abertas ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, de hora em hora, e acompanhadas por educadores que contextualizarão as obras.