Exposição “Jardim de Memórias” entra em cartaz no Memorial

Exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 10 e 31 de agosto

sex, 11/08/2017 - 13h02 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez em São Paulo, a exposição “Jardim de Memórias” apresenta 25 trabalhos inéditos. São obras em óleo sobre tela e papéis aquarelados assinados pela artista plástica Luciana Luchesi. A mostra acontece até 31 de agosto na Galeria Marta Traba, na Praça Cívica da Fundação Memorial da América Latina. A entrada é gratuita.

Expressionista, as pinturas de Luciana são inspiradas no universo visual de sua infância. São cenários da fazenda em que cresceu na região de Ribeirão Preto, principal polo do ciclo cafeeiro do século passado.

Das memórias desse cotidiano rural surgem imagens grandiosas em que a artista recompõe as festas populares e as reuniões de família. O tema recorrente é a cultura cafeeira, identificada por vários ângulos da rotina diária dos trabalhadores da fazenda.

Na série de aquarelas, a artista constrói narrativa linear e minuciosa com detalhes dos motivos diluídos nas telas maiores. Tal como fossem fotografias que formam um grande mural. Algumas delas, da própria artista, contextualizam o ambiente que faz do café, afetivamente, o grande protagonista do “Jardim de Memórias”.

O prédio que sedia a exposição, o Memorial da América Latina, foi projetado por Oscar Niemeyer. Sua construção serviu como um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina.