Exportação de proteína animal é celebrada por Alckmin em evento

Governador Geraldo Alckmin vai a Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura e elogia cadeia produtiva dinâmica do setor

ter, 29/08/2017 - 14h15 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira (29), em São Paulo, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS). O governador Geraldo Alckmin esteve presente no maior evento dos setores no país e elogiou desempenho do Brasil no cenário mundial.

“O Brasil é um exemplo para o mundo como exportador de proteína animal. O Brasil é vocacionado para alimentar o mundo né, é uma vocação, nós temos o agronegócio mais competitivo dos trópicos, então a gente fica entusiasmado. O Brasil é o maior exportador mundial de frango, e o quarto maior exportador de suínos”, elogiou Alckmin, antes de prometer seguir colaborando com o setor.

“O Brasil já tem excelência em termos de status sanitário. E quero reafirmar nosso compromisso de investirmos ainda mais através do Instituto Biológico”, disse o governador, citando o Secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, também presente ao evento.

“Estamos modernizando laboratório avícola de Descalvado e de Bastos, que é a capital do ovo, inclusive na questão da genética. E também estamos com boas parcerias com o setor privado para núcleos de inovação tecnológica, para a gente investir em pesquisa e poder avançar ainda mais”, disse o governador.

Alckmin também citou os programas executados no Estado para incrementar o setor. “Aqui para São Paulo temos importantes incentivos para o setor, com crédito presumido e linha de financiamento através da Desenvolve SP. É um setor fundamental, proteína animal, alimentos de qualidade, muito emprego, cadeia produtiva longa”, resumiu.

Depois de citar os programas realizado em São Paulo, o governador agradeceu pelo impacto social gerado pelo setor com a geração de emprego e renda. “Quero destacar a importância da avicultura e da suinocultura do ponto de vista social. Pouco mais de 4 milhões de empregos e tem o ponto de vista econômico. Um setor que a invés de exportarmos matéria-prima, exportarmos produto primário. Exportamos frango, suínos, agregamos valor… Gera mais empregos, salários melhores, então é uma cadeia produtiva dinâmica e extremamente importante”, completou Alckmin.

Inaugurado nesta terça-feira, o evento continua no Anhembi Parque até quinta-feira (31), com entrada gratuita. No evento, debates serão realizados nas sete salas e auditórios do local, com o objetivo de identificar desafios e perspectivas do universo da proteína animal.

A expectativa da organização é a presença de 12 mil pessoas de 60 países no evento. São ainda 151 empresas expositoras na feira. A feira reúne representantes de diferentes segmentos da agroindústria participam do Salão. São profissionais das áreas de alimentos, tecnologia, máquinas e equipamentos, genéticas, nutrição e laboratórios. Mais informações, inscrições e cadastramento de imprensa podem ser feitos pelo site siavs.org.br.