Exame do Vestibulinho das Etecs será neste domingo

Processo seletivo para o segundo semestre de 2019 das Escolas Técnicas começa às 13h30 e tem quatro horas de duração

sex, 14/06/2019 - 16h30 | Do Portal do Governo

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2019 será neste domingo (16). A prova começa às 13h30 e tem duração de quatro horas. Para evitar imprevistos, o candidato deve chegar aos locais de exame com uma hora de antecedência.

É possível consultar os locais de prova no site www.vestibulinhoetec.com.br. Os portões das escolas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30, impreterivelmente.

Para fazer a prova, é preciso levar:

  • caneta esferográfica de tinta preta ou azul
  • lápis preto nº 2
  • Borracha e régua
  • original de um documento de identificação

Entre os documentos válidos que podem ser apresentados estão: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade; carteira nacional de habilitação (CNH) dentro da validade ou com até 30 dias do vencimento, conforme legislação em vigor; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais, dentro da validade, que, por lei federal, vale como documento de identidade em todo o País (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro dentro da validade.

Ensino Técnico

A prova para o primeiro módulo dos cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online) e para o primeiro termo do Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA terá 50 questões de múltipla escolha.

Cada pergunta terá cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano.

O gabarito oficial será divulgado no domingo (16), a partir das 18h, nos sites www.cps.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.

Cadastro de reserva para o acesso

A prova teste para acesso direto ao segundo módulo do Ensino Técnico (cadastro de reserva para vagas remanescentes) terá 30 questões de múltipla escolha. Cada pergunta terá cinco alternativas, relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida.

O gabarito oficial da prova teste será divulgado na segunda-feira (17), a partir das 14h, nos sites www.cps.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.

Especialização técnica de nível Médio

A prova teste para os cursos de especialização técnica terá 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato.

O gabarito oficial da prova teste será divulgado na terça-feira (18), a partir das 14h, nos sites www.cps.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.

Classificação

A lista dos convocados para a prova de aptidão para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro será divulgada em 5 de julho, na Etec onde o candidato deseja estudar e, também, na internet.

No dia 16 de julho será divulgada a lista de classificação geral para quem se inscreveu no primeiro termo do Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, nos demais cursos técnicos (presencial, semipresencial e online), no processo de avaliação e certificação de competências para acesso direto às vagas remanescentes do segundo módulo e para os cursos de especialização técnica na Etec em que o candidato pretende estudar e, também, na internet.

Já as listas dos convocados somente serão divulgadas na unidade onde o candidato quer estudar. Cabe a ele acompanhar a convocação.

Matrícula

Os convocados devem fazer a matrícula, no horário definido pela unidade de ensino, nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada:

17 e 18 de julho: 1ª lista de convocação e matrícula
19 de julho: divulgação da 2ª lista de convocação
22 e 23 de julho: matrícula da 2ª lista dos convocados