Saiba como se organizar para pagar as despesas de início do ano

Janeiro é mês de IPTU e IPVA, de pagar as dívidas de cartão de crédito, de matrícula na escola e de compras de material escolar

ter, 02/01/2018 - 17h44 | Do Portal do Governo

Em janeiro, há um número grande de compromissos a cumprir, como o pagamento da matrícula e a compra do material escolar, IPTU da residência e o IPVA do automóvel, que deixa os desprevenidos angustiados.

O problema é que essas dívidas na verdade são previsíveis e o aperto é decorrente da falta de planejamento, que inclui a poupança de uma pequena parte do orçamento doméstico para o pagamento dessas despesas, afirma Rosana Picolli, a supervisora de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP.

“Na falta do planejamento acontece de o problema se agravar, porque a pessoa se esquece que vai ter de pagar as compras de Natal,  geralmente feitas com o cartão de crédito”, diz as especialista, e aí fica complicado enfrentar o pagamento das contas do início do ano e ao mesmo tempo não ficar pendurado no cartão.

Rosana dá algumas dicas que ajudam a minimizar o impacto desses compromissos. No caso, do IPVA e IPTU, o consumidor que não tiver o dinheiro suficiente para aproveitar o desconto do pagamento à vista, deve utilizar a opção parcelada.

No caso do material escolar, é possível apelar para as compras em conjunto. Aí vale combinar com os vizinhos, com os parentes e com os outros pais que também têm filhos na mesma escola. Dividindo as despesas do material escolar obrigatório dá para negociar descontos nos preços.

Mas a melhor alternativa, aconselha Rosana, é fazer o planejamento. O sufoco em 2018 pode significar a oportunidade de se planejar melhor para enfrentar as despesas do próximo ano.

Com o planejamento, aconselha Rosana, é possível se antecipar ainda para aproveitar oportunidades que normalmente passam despercebidas como a utilização dos créditos da Nota Fiscal Paulista, nos prazos adequados, para o pagamento do IPVA.

Com o planejamento é possível se organizar e economizar mês a mês o suficiente para pagar as contas em janeiro.

Outra dica é evitar dívidas excessivas com o cartão de crédito e o pagamento dos juros. É mais conveniente apelar para juros do crédito pessoal que são muito menores do que os dos juros cobrados pelo cartão de crédito.

Outras orientações

Para se planejar melhor, no site da Fundação Procon-SP é possível acessar no link Publicações outras dicas úteis de Educação Financeira, como a publicação 5 Ações para Sair do Vermelho, Guia do Cartão de Crédito, entre outras.

A Fundação Procon-SP também promove regularmente cursos e palestras de orientação ao consumidor no auditório de sua sede (confira aqui a programação para janeiro), na Rua Barra Funda, 1º andar, sala 111. Para participar é preciso agendar antes pelo site.