Etecs e Fatecs promovem campanhas solidárias durante o ano todo

Em quatro unidades, estudantes e professores organizaram arrecadação de tampinhas plásticas que depois foram trocadas por cadeiras de rodas

seg, 30/12/2019 - 12h08 | Do Portal do Governo

Alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais têm participado de campanhas sociais ao longo de todo o ano. Há ações de arrecadação de tampinhas plásticas, livros, alimentos, brinquedos, roupas e também de incentivo à doação de sangue.

Na Fatec Adamantina, a estudante do curso superior tecnológico de Gestão Comercial Eliane Maia Martins, por exemplo, mobilizou colegas, professores e familiares para se engajarem na campanha Tampinha Legal. É um programa socioambiental da indústria do plástico que incentiva as pessoas a darem um destino correto às tampas de embalagens descartáveis.

O esforço da comunidade foi recompensado e as 10 mil tampinhas plásticas arrecadadas foram trocadas por dez cadeiras de rodas, entregues ao Hospital de Amor, de Barretos, instituição de referência no tratamento do câncer.

A caça às tampinhas chegou também à Etec Jacinto Ferreira de Sá, de Ourinhos, que organizou uma competição entre os alunos para premiar a equipe que mais arrecadasse as peças. O resultado foi a coleta de 25 quilos de tampas plásticas. O material foi doado a um grupo de mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que produz e comercializa artesanato para complementar a renda das famílias dos pacientes.

“O envolvimento dos alunos no projeto foi um marco na formação desses jovens”, afirma professora e coordenadora da campanha na Etec de Ourinhos, Juliana Cubas. “A evolução que essa campanha proporcionou, tanto para a turma como para mim, como docente, é nítida. O crescimento pessoal e profissional dos alunos superou as expectativas”, disse.

Segundo ela, a participação dos estudantes contribuiu para colocar em prática alguns conceitos do componente curricular do curso técnico de Gestão de Recursos Humanos, como negociação na gestão de pessoas, técnicas de vendas e importância da solidariedade.

Outras duas unidades também realizaram arrecadação de tampinhas plásticas: Etec Prof. José Carlos Seno Junior, de Olímpia, e Etec Profª Luzia Maria Machado, de Arujá. A primeira doou a arrecadação ao Hospital de Amor e a segunda, ao Grupo de Apoio Amor Rosa, que também auxilia pessoas com câncer.

Livros e brincadeiras

Em Piracicaba, a Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa arrecadou cerca de mil livros que foram doados à Casa do Bom Menino. Já em Santana de Parnaíba, a Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira realizou uma atividade recreativa para crianças e adolescentes da organização não-governamental Missão Belém.

Como parte do projeto Conhecendo as maravilhas do mundo, os estudantes desenvolveram jogos e materiais lúdicos inspirados em monumentos como o Taj Mahal, Coliseu, Chichén Itzá, Machu Pichu, entre outros.