Etec e Fatec de Presidente Prudente capacitam produtores de queijo

Unidades participam de projeto da Prefeitura para aumentar renda e tornar a região referência na produção artesanal

ter, 26/02/2019 - 11h07 | Do Portal do Governo

Professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente, e da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) também localizada no município estão capacitando pequenos produtores rurais para fabricação artesanal de queijo maturado.

Além das técnicas para a produção propriamente dita, a cada 15 dias, cerca de 70 trabalhadores se reúnem na Etec agrícola ou na Fatec para aprender sobre mercado, legislação, instruções normativas, higiene, saúde do rebanho, nutrição animal e qualidade do leite, entre outros conhecimentos e práticas.

Segunda maior bacia leiteira do Estado de São Paulo, a região de Presidente Prudente concentra cerca de 120 famílias que produzem queijo fresco. O objetivo da iniciativa é oferecer um produto mais refinado e com maior durabilidade.

“Estamos ajudando esses trabalhadores a agregar valor ao produto e adequá-lo às normas industriais, possibilitando a comercialização em todo o território nacional”, explica a professora do curso técnico de Agropecuária Luciana Fabris.

Controle de qualidade

O processo de maturação do queijo é trabalhoso e exige cuidados constantes, como manter a temperatura das salas de armazenamento entre 12 e 16 graus, escovar e virar as peças diversas vezes. No entanto, os ganhos podem compensar o esforço, uma vez que o quilo do produto maturado custa cinco vezes mais em relação ao fresco.

O projeto idealizado pela Prefeitura de Presidente Prudente também pretende tornar a região referência na produção de queijo artesanal, por meio da criação de um selo de inspeção que atesta a qualidade do produto. “É uma oportunidade de entrarmos na rota nacional da produção de queijo”, avalia o subsecretário de Desenvolvimento do município, Luiz Henrique Ferreira.

Além da Etec e da Fatec, o escritório local da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Defesa Agropecuária, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) participam da ação.