Estudantes já podem solicitar ou revalidar passe escolar intermunicipal

Solicitação para passes utilizado nas linhas de ônibus metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP é totalmente digital

ter, 08/01/2019 - 14h02 | Do Portal do Governo

Os usuários interessados em utilizar o Passe Livre ou Passe Escolar (Meia Tarifa) em 2019 precisam preencher os formulários de requisição ou revalidação. O pedido do benefício a ser usado nas linhas metropolitanas da EMTU/SP deve ser realizado no formulário on-line no site da EMTU.

Os requisitantes também devem prestar atenção nos documentos que passam a ser obrigatórios neste ano. No caso da primeira solicitação do benefício, é necessário que os interessados enviem uma foto 3×4 recente, acompanhada da cópia do RG (frente e verso), além dos outros documentos listados no site.

No caso da revalidação, também é necessário o envio de uma foto 3×4 atual e da documentação informada no portal. A diferença é que, para quem for revalidar, é possível substituir a cópia do RG pela cópia da CNH (ambos frente e verso).

Além disso, todos os documentos devem ser digitalizados e anexados no momento em que o formulário online estiver sendo preenchido.

A venda de créditos eletrônicos (Meia Tarifa) e a validação da cota a ser feita mensalmente (Passe Livre) estarão disponíveis a partir do dia 1º de fevereiro.

Quem tem direito

Para requisitar o Passe Livre por baixa renda, o interessado deve acessar o site, preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, e encaminhar a documentação que comprove as informações.

Se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.431,00), o cadastramento é concluído e é gerado o boleto no valor de R$ 21,35. Se não preencher os requisitos, a solicitação pode ser feita para o Passe Escolar com o pagamento do mesmo valor.

Tem direito ao Passe Livre ou ao Passe Escolar meia tarifa nas linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP somente o estudante que residir em um município e estudar em outro. Já o professor que mora em uma cidade mas trabalha em outro município tem direito ao Passe Escolar meia tarifa.

Estudantes e professores têm direito à cota mensal de 48 viagens para o passe livre e de 50 viagens desde fevereiro, e em dezembro, devido às férias escolares, será oferecida meia cota para o Passe Livre e 30 viagens/linha para meia tarifa.

Todas as informações sobre a concessão do benefício estão disponíveis no link www.emtu.sp.gov.br/passe.

A EMTU lembra que, para o estudante preencher o formulário, a instituição de ensino já deve ter cadastrado os dados do aluno no Portal da EMTU/SP, tanto para requisição quanto para revalidação do benefício.

Em 2018, quase 160 mil alunos e professores foram cadastrados nas cinco Regiões Metropolitanas: São Paulo (122.480), Baixada Santista (14.962), Campinas (7.106), Vale do Paraíba/Litoral Norte (8.080) e Sorocaba (6.068).