Segundo Desafio de Moda & Craft reúne alunos de Etecs da capital

Competição desafia alunos dos cursos de Modelagem do Vestuário a produzirem uma peça de roupa em oito horas de trabalho

qui, 02/08/2018 - 15h24 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira (3) até o próximo dia 7, acontece a segunda edição do Desafio de Moda & Craft, que ocorre dentro da Mega Artesanal, feira de produtos e técnicas de artes e artesanato.

O destaque do evento é a participação de 40 alunos dos cursos técnico e integrado ao Ensino Médio de Modelagem do Vestuário das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Carlos de Campos e José Rocha Mendes, na capital.

Divididos em dupla, os estudantes são desafiados, diariamente, a produzir uma peça de roupa em 8 horas contínuas de trabalho (com intervalo para almoço), a partir de um molde, tecidos e aviamentos fornecidos pela organização da competição.

A premiação ocorre na próxima quarta-feira (8), quando três peças serão eleitas vencedoras por um júri formado por especialistas. Serão levadas em consideração a adequação da modelagem ao material utilizado, originalidade e criatividade, além do desfile com todas as roupas criadas durante a competição.

A Mega Artesanal é aberta aos demais estudantes que podem participar da feira como visitantes e acompanhar ao vivo o desenvolvimento e confecção dos figurinos, que se dará dentro de uma redoma de vidro.

“Este tipo de evento é importante para os alunos entrarem em contato com profissionais já estabelecidos no setor e se atualizarem em relação às novas tendências”, avalia o coordenador do curso técnico de Modelagem do Vestuário integrado ao Ensino Médio da Etec José Rocha Mendes, Vagner Carvalheiro.

“Já o desafio é uma forma de competição muito próxima da realidade do mercado, que estimula a utilização da teoria aprendida no curso na velocidade que muitas vezes é exigida pelo mundo do trabalho”, completa Carvalheiro.