Estudantes de Etec vencem Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Dupla da Etec Irmã Agostina, da capital, vai representar o Brasil na final da competição durante a Semana Mundial da Água, na Suécia

qua, 05/06/2019 - 14h24 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
A partir da esquerda, Márcia Silva, Lívia Pinaso e Victor Cruz na cerimônia de premiação em São Paulo

Dois estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, localizada na zona sul da capital, venceram a etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize, em inglês) e vão representar o Brasil na final da competição, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, na capital sueca, em agosto.

Formados no fim do ano passado no curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio, Lívia Pinaso e Victor Cruz participaram do concurso com o trabalho Síntese de partículas de magnetita associadas a carvão ativo e poliuretano para a adsorção de corantes e íons de cádmio e cobalto – um composto sólido utilizado para descontaminação de águas atingidas por metais pesados e corantes. A professora Márcia Silva orientou o projeto.

A dupla concorreu com outros 26 trabalhos relacionados à água, com significância ambiental, científica, social ou tecnológica. Cinco finalistas foram selecionados para a cerimônia de premiação realizada nesta terça-feira (4), na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no bairro de Pinheiros, na capital.

“Foi nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fomos motivados pela nossa orientadora e por outros professores a inscrever o projeto em outras feiras e competições”, afirma Victor. Além do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, eles ficaram com o terceiro lugar em Ciências Exatas na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março, na Universidade de São Paulo (USP).

Os jovens viajam para Estocolmo com transporte, hospedagem e alimentação financiados pelo prêmio. A etapa brasileira foi realizada pela Câmara Brasileira de Comércio na Suécia em parceria com a Comissão de Negócios de Impacto e Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei).

Edições anteriores

Com a proposta de congregar jovens inovadores de todo o mundo, incentivar o interesse continuado em água e sustentabilidade e reconhecer o mérito de iniciativas de destaque, o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2017. Naquele ano, estudantes de Etecs também se destacaram.

Beatriz da Silva, Matheus da Silva e Gabriel Trindade, alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, venceram a competição com o projetoSTAC-IBR: Solução para o tratamento de água nas cisternas instaladas no Brasil. Entre os cinco finalistas, ficou o trabalhou Reaproveitamento dos metais pesados provenientes de pilhas exauridas em pigmentos para proteção das águas do Brasil, desenvolvido pelas alunas Ana Torres, Cristiane Moreira e Eduarda de Oliveira, da Etec Trajano Camargo, de Limeira.