Estudantes criam site para venda e doação de acessórios a cadeirantes

Startup de impacto social é resultado de projeto desenvolvido por estudantes de Mecânica no centro de inovação da Fatec São Paulo

seg, 07/01/2019 - 16h29 | Do Portal do Governo

Dois estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, capital, perceberam a necessidade de promover mais liberdade para cadeirantes e criaram uma startup de impacto social focada no mercado de tecnologias assistivas.

Trata-se do site Liberstore, loja virtual de acessórios para cadeirantes que pretende doar uma unidade a uma associação beneficente conforme atingirem as metas de venda.

Com o slogan “Conquiste a própria liberdade”, os alunos Renan Capeletto, do curso superior tecnológico de Mecânica de Precisão, e Gabriel Sávio, do curso de Mecânica – Modalidade Projetos, desenvolveram o portal no iCenter, o centro de inovação da Fatec São Paulo, com mentoria do professor Antonio Celso Duarte.

Segundo Capeletto, a ideia surgiu após a conquista da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios, na categoria Saúde, com o projeto Liberlift. Ele e outros dois estudantes apresentaram a proposta de uma cadeira de rodas multifuncional com sistema de esteiras mecânicas automatizadas, que permite subir degraus e circular em terrenos irregulares.

“Estávamos em busca de um investidor para lançar a ideia no mercado, mas, para isso, nos faltava um protótipo comercial, que tem um custo para ser desenvolvido. Então, resolvemos criar o site como forma de levantar recursos para o projeto”, conta.

Modelo de baixo custo

Ao longo de dois meses de trabalho intenso ao lado do colega Gabriel Sávio – que também já venceu uma edição anterior do Desafio Inova com o projeto Mobictor –, Renan fechou acordos com fornecedores e uma empresa de logística. O portal foi lançado no último mês de dezembro.

“Prezamos por um modelo de negócio de baixo custo, sem estoque nem centro operacional de distribuição. O produto segue direto do fornecedor para o consumidor final. Com isso, conseguimos oferecer preços competitivos e até estabelecer uma margem para doações”, afirma.

O próximo passo, segundo ele, será o investimento em ferramentas de relacionamento com o público. “Vamos criar uma comunidade online, em que os clientes poderão interagir entre eles e conosco, para estruturarmos uma marca 100% alinhada aos gostos e necessidades do consumidor”, destaca.

Para o professor Antonio Celso Duarte, o projeto cumpre com a proposta de dar maior liberdade e facilitar a vida das pessoas com mobilidade reduzida. “Os cadeirantes têm dificuldade para se deslocar até uma loja física e o site reúne uma série de produtos de diferentes fabricantes. É uma alternativa prática e acessível”, ressalta.