Estado de SP solicita 31 milhões de doses extras da vacina contra a gripe

Campanha de vacinação será ampliada para toda a população; Doses protegem contra os vírus H1N1, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane

ter, 06/06/2017 - 19h41 | Do Portal do Governo

Para ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população, diante da recomendação do Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo solicitou o envio de 31 milhões de doses extras da vacina contra a gripe.

Até o momento, 9,4 milhões de doses foram aplicadas no Estado, em pessoas incluídas nos grupos prioritários e específicos. SP ainda dispõe de 3,6 milhões de doses, destinadas prioritariamente aos grupos vigentes.

Vale lembrar que o Estado possui mais de 44 milhões de habitantes. A pasta espera que o Ministério envie a quantidade necessária para estender a imunização a todos.

Poderão ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada.

Vacina
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.