Estado de São Paulo homenageia os policiais Nota 10 de abril

Integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica foram reconhecidos por suas atuações em ocorrências de destaque

qua, 08/05/2019 - 13h34 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, homenagearam nesta quarta-feira (8) integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científico com o certificado Policial Nota 10.

“Vocês que estão aqui fazem parte da melhor polícia do Brasil. Esta é uma iniciativa que reconhece os esforços, a disciplina e o sacrifício dos policiais militares, policiais civis e dos bombeiros”, disse Doria. A cerimônia aconteceu na sede do Governo do Estado, no Palácio dos Bandeirantes.

Criado pela atual gestão da Secretaria da Segurança Pública, o programa Policial Nota 10 tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado. Nesta edição da homenagem foram selecionados 12 policiais militares, oito civis e dois técnico-científicos.

“Nós nos orgulhamos de abraçar aqueles que se destacaram em suas missões. Missões de proteger cidadãos e proteger patrimônios, levando à população paulista a segurança que ela deseja”, afirmou o Secretário.

Foram destacadas ocorrências que envolveram policiamento ostensivo e inteligência policial, resultando em prisões e apreensões de grandes quantidades de drogas, além de iniciativas que mostram avanços tecnológicos e também destacam o trabalho de cães e o da PM no salvamento de um recém-nascido.

Polícia Militar

Quatro cães e dez policiais militares do 3° Batalhão de Policiamento de Choque (3° BPChq) e do Comandos e Operações Especiais (COE) foram homenageados pelas apreensões de grande quantidade de drogas nos dias 15 e 17 de abril, uma delas vinculada à Operação Morumbi Mais Seguro. No total, mais de uma tonelada de entorpecentes foram localizadas em três barracos inabitados.

Os cabos Robson Thiago de Souza e Renato Taroco, ambos do 9° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), situado em Marília, foram homenageados por salvarem a vida de um recém-nascido no dia 15 abril. Eles utilizaram técnicas para desobstrução de vias aéreas e conseguiram ajudar o pequeno Henrique.

“Eu fiquei emocionado quando vi aquele vídeo e acho que todos os brasileiros, e foram milhões de pessoas que assistiram aquele vídeo, ficaram emocionados também”, disse o Governador.

Polícia Civil

A delegada Zuleika Gonzalez Araújo, o investigador Jorge Márcio Abreu e o escrivão Alexandre Manzolini, do 78° Distrito Policial (Jardins), foram responsáveis pela identificação e prisão de um dos autores de um roubo a uma rádio online. No dia 2 de abril, cinco suspeitos armados invadiram o estúdio e fugiram levando vários pertences dos apresentadores e convidados.

Já o delegado Fernando José Góes Santiago, o investigador Luiz Carlos Mariano e o escrivão Benedito Batista da Silva Neto, do 4° DP de Guarulhos, se destacaram pela prisão de 10 membros de uma organização criminosa oriunda do Ceará. As prisões aconteceram no dia 15 abril, durante a Operação Cactus.

Os delegados Elton Prado Martins da Costa, titular do 1° Distrito Policial de Atibaia e do Setor de Investigações Gerais (SIG), e Hermes Jun Nakashima, titular do 2° DP de Atibaia, desmantelaram uma quadrilha que transportava drogas de Mato Grosso do Sul para São Paulo. Após trabalho de investigação, cinco pessoas foram presas, R$ 40 mil e 374 tijolos de cocaína foram apreendidos, além de dois caminhões e duas aeronaves.

Polícia Técnico-Científica

A dupla da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) agraciada é formada pelos desenhistas técnico-periciais Alysson Ricardo Reis e Muriel da Silva Lazzarin. Eles desenvolveram o sistema de livros eletrônicos obrigatórios, substituindo os livros físicos por um sistema online que mantém um banco de dados com todos os ofícios, despachos, memorandos e guias de remessa emitidos em todas as unidades da instituição no Estado.