Estações do VLT em Santos recebem visita técnica

Governador Márcio França vistoriou trecho em operação entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, com 11,5 km de extensão

seg, 01/10/2018 - 10h47 | Do Portal do Governo

Na manhã do último sábado, o governador Márcio França realizou visita técnica às estações Bernardino de Campos, em Santos, e Terminal Barreiros, em São Vicente.

Ambas as estações fazem parte do trecho de 11,5 km Barreiros-Porto do VLT Complexo Geraldo Volpe, que opera comercialmente desde janeiro de 2017 e atende diariamente a 23 mil usuários.

Além de ser um transporte não poluente, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista conta com uma ciclovia que acompanha as estações.

Os ciclistas que utilizam o trajeto podem deixar suas bicicletas em um bicicletário localizado na estação Terminal Barreiros. Nas demais estações os usuários contam com paraciclos.

Novos trechos

Mais dois trechos estão previstos para o modal. Com 8 km de extensão, o segundo trecho, cujas obras estão em licitação, terá 14 estações, a partir da estação de transferência Conselheiro Nébias, distribuídas ao longo do centro histórico de Santos, Mercado Municipal e importantes estabelecimentos de ensino superior da Baixada Santista.

As estações serão: Xavier Pinheiro, Universidades I, Mercado, Paquetá, Poupatempo, Mauá, São Bento, Valongo, José Bonifácio, Bittencourt, Campos Sales, Universidades II, Carvalho de Mendonça e Tamandaré.

O terceiro trecho, com 7,5 km, contará com um pátio para manobras, manutenção leve e estacionamento. São quatro estações projetadas: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Samaritá, além do Pátio Samaritá.

O projeto básico está concluído e a previsão é que o edital de contratação do projeto executivo seja publicado até o fim deste ano.