Estação São Caetano oferece medição de pressão arterial

Ação nesta quinta-feira (21) tem o objetivo de conscientizar o público sobre a hipertensão, que se manifesta em 25% dos brasileiros

qui, 21/06/2018 - 10h14 | Do Portal do Governo

​Nesta quinta-feira (21), os usuários que passarem pela Estação São Caetano, na Linha 10-Turquesa da CPTM, poderão aferir a pressão arterial, gratuitamente, das 13h30 às 16h. Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão.

A pressão alta se manifesta em 25% dos brasileiros, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Pessoas acima de 20 anos de idade devem aferir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a medição deve ser realizada no mínimo duas vezes por ano.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer quando a pressão está alta. Dores no peito, de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal estão entre os sintomas mais comuns. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

Além de tirar dúvidas sobre as enfermidades, os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.