Estação Santa Cecília do Metrô exibe mostra “Joias do mar”

Entre 10 e 31 de julho, usuários podem conferir a exposição “Joias do Mar: vidas microscópicas que revelam a história do planeta”

sáb, 07/07/2018 - 13h29 | Do Portal do Governo

Em sua vastidão, os oceanos abrigam muito mais espécies do que podemos ver. Um dos exemplos são os foraminíferos, seres unicelulares ainda menores que um grão de areia e mais antigos que os dinossauros.

Para entender melhor esse tipo de vida marinha, entre os dias 10 e 31 de julho, os usuários da estação Santa Cecília podem conferir a exposição “Joias do Mar: vidas microscópicas que revelam a história do planeta”.

São 11 fotografias ampliadas na área paga (mezanino) da estação que revelam a beleza e a variedade desses pequenos seres vivos com carapaças semelhantes às conchas. Todos eles são pistas importantes no estudo da Biologia Marinha e no aprofundamento das descobertas sobre a vida no planeta.

O estudo das espécies é importante, pois como são seres muito sensíveis ao ambiente em que vivem, os foraminíferos mudam sua forma e características mesmo com pequenas variações no leito marítimo.

Além das imagens, registradas com o auxílio de uma lupa ou microscópio, os painéis também terão textos explicativos sobre esses seres. Existem mais de 30 mil foraminíferos conhecidos e mais de 30 deles poderão ser vistos na mostra da estação Santa Cecília.

“Joias do Mar: vidas microscópicas que revelam a história do planeta ” é promovida pelo Instituto Oceanográfico da USP e faz parte da Linha da Cultura do Metrô.

Para conhecer a programação completa, acesse o site: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.