Estação Jardim Romano ganha “geladeira de livros”

Ação que começa nesta quinta-feira (22) é parte do 13º Livro Livre, que incentiva a leitura nas comunidades por meio das Gelotecas

qua, 21/11/2018 - 19h34 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (22), abrindo as ações do 13º Livro Livre, ação de incentivo à leitura entre os usuários, a Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira, ganhará uma “geloteca”, nome carinhoso dado a uma geladeira desativada que virou estante de livros.

A iniciativa é parte de um projeto da CPTM que tem como objetivo estimular a leitura e também a troca de exemplares entre os moradores da comunidade. A geloteca foi grafitada pelo artista Todyone, que a doou para ficar na área externa da Estação Jardim Romano.

O artista conta que escolheu a estação por causa do baixo índice de leitura no bairro: “A ideia é que a geloteca mude um pouco essa realidade e ajude nesse processo de incentivar os pais a lerem para os filhos, por exemplo”.

Uma das frases grafitadas na geloteca, “Ler é importante”, mostra como o “novo equipamento” pode ser uma ferramenta útil nessa jornada. O grafiteiro Todyone, cujo nome de batismo é João Belmonte, trabalha com temáticas visuais desde os 13 anos.

Formado em artes plásticas pela universidade Braz Cubas, ele é autor de importantes grafites, como a recente homenagem que fez ao pugilista americano Muhammad Ali, no muro da Estação Jardim Romano.

Todyone também é professor de artes e pós graduando em psicopedagogia, além de transitar pelo hip hop e bboy (dançarino de break). “Meu trabalho procura trocar ideias com as pessoas, buscando despertar sentimentos no público”, ressalta.

Projeto Geloteca

O projeto Geloteca já tem um ano e nasceu da necessidade do artista Todyone dar um fim a uma geladeira velha de um colega que a deixou na casa dele após uma mudança. “Com a ajuda de outro amigo, o Felipe Bezerra, peguei a geladeira e após personalizá-la instalamos em frente a uma barbearia. Foi o ponta pé inicial para o projeto”.

“Hoje pegamos doações de livros em bom estado e geladeiras em desuso e instalamos em locais estratégicos, com movimento de pessoas”. Já são 15 gelotecas distribuídas em vários bairros como Guaianases, Penha, Artur Alvim, Penha, Campo Limpo e até em Ferraz de Vasconcelos. A 16ª é a unidade de Jardim Romano.

“Sempre abastecemos com livros novos, mas também contamos com a colaboração das pessoas que usufruem do projeto e após a leitura retornam para trocar por outros títulos”.

Livro Livre

Realizado desde 2006, projeto Livro Livre já distribuiu mais de 200 mil volumes neste período. A iniciativa é inspirada no BookCrossing, prática baseada em três pilares: “Ler, Registar e Libertar”.

A iniciativa foi concebida nos Estados Unidos em 2001, pelo programador Ron Hornbaker, que lançou o site www.bookcrossing.com. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global.