Estação Guaianases oferece vacinação contra febre amarela

Usuários da Linha 11-Coral da CPTM poderão se imunizar contra a doença nesta quarta-feira (23), das 10h às 15h; necessário levar documento

ter, 22/01/2019 - 16h51 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (23), a campanha de vacinação contra a febre amarela chega a Estação Guaianases, da Linha 11-Coral da CPTM. Os usuários poderão se imunizar contra a doença das 10h às 15h.

Para receber o atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação e, se houver, a caderneta de vacinação atualizada.

A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida pela picada de mosquitos. Em áreas urbanas, a disseminação é intensificada pelo Aedes aegypti e costuma ter maior proliferação entre os meses de dezembro e maio, devido ao aumento da temperatura.

Os principais sintomas incluem o início súbito de febre, calafrios, dores na cabeça e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais.

Porém, cerca de 15% dos infectados desenvolvem a fase crítica da doença. Nesta etapa, o paciente pode ter febre alta, hemorragia, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é o principal meio de prevenção.

A ação é promovida pela UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) de Guaianases e recebe apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos usuários.