Estação Ferraz de Vasconcelos fará testes gratuitos de HIV e Sífilis

Ação nesta sexta-feira (1º) integra a campanha municipal de carnaval ‘Fique Sabendo”, com atendimento aos usuários das 17h à meia-noite

sex, 01/03/2019 - 9h35 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (1º), quem passar pela Estação Ferraz de Vasconcelos, que atende a Linha 11-Coral, poderá realizar testes de HIV e Sífilis gratuitamente. A ação integra a campanha municipal de carnaval ‘Fique Sabendo” e acontecerá das 17h à meia-noite.

A Sífilis é uma infecção bacteriana que pode ser curada, enquanto o HIV não tem cura, mas o tratamento, por meio de medicamentos, pode reduzir a progressão da doença. Ambas são transmitidas, geralmente, pelo contato sexual.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, entre 2010 e 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de Sífilis adquirida (que ocorre em adultos). No caso do HIV, entre 2007 e 2018, foram notificados mais de 247 mil casos.

A ação é uma iniciativa da Vigilância em Saúde de Ferraz de Vasconcelos e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.