Estação Cultura recebe exposição do Ministério Público de São Paulo

Em cartaz até 9 de março, mostra apresenta obras de arte inspiradas em casos emblemáticos relatados por integrantes do órgão

sex, 26/01/2018 - 9h14 | Do Portal do Governo

O Estação Cultura, novo espaço da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a exposição “Retratos da Cidadania: arte e obras do Ministério Público”. A mostra é gratuita e permanece em cartaz até o dia 9 de março, na sede do órgão, localizada na Luz, na capital paulista.

A exposição conta com 17 obras de artistas paulistas que se inspiraram em entrevistas de promotores de Justiça, cidadãos e especialistas na composição dos trabalhos, feitos em telas e esculturas. Integram a mostra os artistas Lygia Pires, Pedro Luis Soares, Bernardo Abreu, Nathália Marçal, Henrique Campeã, Alberto Lazarini, Hiram Denf, Gabriel Coimbra, Rodolfo Martins, Henrique Cencini, Carol Coimbra, Feppa Rodrigues, Shun Izumi, Julia Belik, Debora Seiva, Pedro Drunska e Vinícius Marada.

Foram feitas releituras de casos emblemáticos que demonstram a parceria entre o Ministério Público e a população, tais como o impulso à construção de mais de 85 mil vagas em creches, a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres.

Inspiração

Os visitantes também poderão assistir a todas as entrevistas que serviram de inspiração para os artistas. Histórias como a de mulheres atendidas pelo projeto Guardiã Maria da Penha, programa de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica; os relatos de catadores de material reciclável que deixaram a invisibilidade após a extinção do lixão de Presidente Prudente e consequente abertura de um aterro controlado; a história de crianças, jovens e adultos que conquistaram o nome dos pais por meio do projeto “Encontre Seu Pai Aqui”; e a família que conquistou um CEP com a urbanização de uma favela em Itaquaquecetuba.

A escolha dos artistas e a curadoria da exposição no espaço Estação Cultura foram realizadas pela agência VML e a impressão e montagem das artes pela BPrint Comunicação Visual, que atuaram de forma voluntária.