Espetáculo fica em cartaz na Linha 12-Safira até maio

Em maio, Coletivo Estopô Balaio apresenta “A Cidade dos Rios Invisíveis” em trem da CPTM e narra história de bairros e seus moradores

sex, 03/05/2019 - 19h45 | Do Portal do Governo

A Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) será palco de novas apresentações do espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis” durante o mês de maio. O Coletivo Estopô Balaio continuará com as encenações na CPTM e espera atingir 100 exibições da peça.

As sessões ocorrem entre os dias 3 e 31, às sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 14h. Nos dias 10, 11 e 12 não haverá apresentações.

O espetáculo é realizado dentro de um trem e conta a história de alguns dos bairros que margeiam a Linha 12-Safira. Os espectadores embarcam na Estação Brás da CPTM. Ali eles recebem um fone de ouvido para escutar as narrativas poéticas sobre os bairros e de seus moradores, dando um novo olhar sobre o cotidiano de quem reside na região.

A viagem dura cerca de 40 minutos. Ao chegar na Estação Jardim Romano, os passageiros desembarcam e a peça continua pelas ruas do bairro, onde os moradores passam a fazer parte da narrativa e interagem com os espectadores.

A peça é inspirada no livro “Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino. Na obra, o escritor italiano relata a memória das cidades que integravam o reino do imperador Kublai Khan e foram visitadas pelo seu mensageiro Marco Polo.

Para participar

O número de participantes é limitado a 40 pessoas por sessão. Por essa razão é necessário se inscrever antecipadamente pelo site do Coletivo Estopô Balaio.

O ponto de encontro é no Espaço Cultural da Estação Brás. O trem parte às 14h e os espectadores devem chegar com 30 minutos de antecedência. Os aparelhos de áudio são cedidos mediante entrega de RG.

Coletivo Estopô Balaio

Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes, que ajudam a resgatar as experiências e memórias desta comunidade da zona leste.