Escolas da rede estadual promovem atividades de preparação para Enem

Professores e alunos desenvolvem ações além das disciplinas regulares para ajudar quem fará o exame, em novembro

qua, 29/05/2019 - 19h06 | Do Portal do Governo

Faltam seis meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os alunos da rede estadual de São Paulo já estão se preparando. Além das aulas das disciplinas regulares cobradas no exame, várias escolas por todo o estado realizam atividades extracurriculares para auxiliar os estudantes nos estudos. As provas deste ano estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

Na Escola Estadual Alves Cruz, na capital, os alunos da 3º série do Ensino Médio aproveitam as aulas de português para treinar a redação. Para agilizar as correções, a professora criou um código para cada uma das competências cobradas pelo Enem. Dessa forma, ela anota o código de cada intervenção que precisa ser feita no texto.

“O aluno recebe a devolutiva e reescreve o texto. No início eles ficaram assustados porque sentiram a fragilidade da escrita, mas depois gostaram do método e estão mais seguros”, diz a coordenadora geral da Alves Cruz, Elides Assumpção.

Região de Americana e Santa Bárbara

Na Escola Estadual Leny Boer, em Americana, um ex-aluno se voluntariou para fazer um plantão de dúvidas com os estudantes no período do contraturno.

Também em Americana, na Escola Estadual Ornella Rita Ferrari Sacilotto, foi criado um Clube Juvenil do Enem para os alunos das 3ª séries do Ensino Médio. O grupo trabalha os assuntos que mais caem na prova, além da redação.

Em Santa Bárbara D´Oeste, na Escola Estadual Comendador Emilio Romi, foi criada uma disciplina eletiva de matemática lúdica focada no exame nacional. Por meio de jogos, geométrica lúdica e quiz, os estudantes treinam habilidades exigidas pelo exame.

Litoral

Na Escola Estadual Marcílio Dias, no Guarujá, no Litoral, professores de várias disciplinas se reuniram para criar um cursinho preparatório para o Enem que funciona às sextas-feiras, das 13h às 16h30, e atende cerca de 50 alunos das 2º e 3º séries do Ensino Médio.

Durante as aulas, os professores utilizam temas do conteúdo programático e da matriz de referência do Enem, desenvolvendo as competências e habilidades exigidas dos alunos, para que eles possam superar suas dificuldades de aprendizagem e ingressarem no Ensino Superior.