Equipamentos de São Paulo ajudam Nordeste a enfrentar seca

Governador Alckmin e ministro da Integração Nacional Helder Barbalho visitam eixo Leste do projeto de integração do rio São Francisco, em PE

qua, 22/02/2017 - 15h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve em Pernambuco nesta quarta-feira (22) para vistoriar as estruturas do eixo Leste do projeto de integração do Rio São Francisco. O governo paulista cedeu por empréstimo ao Ministério de Integração Nacional o equipamento que foi utilizado para extrair água do sistema Cantareira, durante a crise hídrica do Estado, dois anos atrás, e que agora é usado no maior projeto hídrico nacional para amenizar os efeitos da estiagem na região Nordeste.

O equipamento avaliado em R$ 8,2 milhões é composto por um conjunto de quatro bombas flutuantes com capacidade para bombear 2 mil litros de água por segundo, acompanhado de 1.800 metros de tubulação e impulsionado por dez motores (sendo dois de reserva).

Já em funcionamento, ele está sendo utilizado para acelerar o transporte das águas do projeto de Integração do rio São Francisco de Pernambuco até o Estado da Paraíba, um dos mais afetados pela seca que atinge o Nordeste, pelo quinto ano consecutivo.

Alckmin estava acompanhado do ministro de Integração Nacional, Helder Barbalho. Eles iniciaram a visita pelo município de Floresta (PE), na estação de bombeamento (EBV3). Em seguida, dirigiram-se para o Reservatório de Copiti, em Custódia (PE), para acompanhar o operação das bombas flutuantes emprestadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

O empréstimo foi formalizado em ato realizado no dia 26 de dezembro do ano passado, no Palácio dos Bandeirantes. A ajuda vai possibilitar que a água captada no eixo Leste chegue ao município de Monteiro, de 30,5 mil habitantes, na Paraíba, com uma antecipação de até 25 dias do inicialmente previsto, segundo o Ministério da Integração Nacional. De Monteiro, as águas seguem para Campina Grande, também na Paraíba, o segundo município mais populoso do Estado, com cerca de 400 mil habitantes.

O transporte dos equipamentos começou no último dia 4 de janeiro, quando as primeiras das 30 carretas utilizadas retiraram os materiais em um almoxarifado da Sabesp, na zona sul de São Paulo. No dia 12 de janeiro, saíram as últimas carretas. Cada uma delas percorreu durante três dias mais de 2.300 quilômetros até o destino final, em Floresta (PE), no eixo Leste do projeto de integração do São Francisco.

A Sabesp prestou assessoria técnica para instalação das bombas flutuantes no Reservatório de Braúnas, que começaram a operar em 30 de janeiro. O Ministério de Integração Nacional prevê que as águas do São Francisco cheguem a Monteiro em março.

No domingo, 12 de fevereiro, elas já haviam chegado à quarta estação de bombeamento (EBV-4), do eixo Leste de Custódia (PE), completando um trecho de 90,5 quilômetros. De lá, seguiram para a quinta estação elevatória (EBV-5), em Sertânia (PE), para percorrer o trajeto até a Paraíba.