SP promove contações de histórias baseadas em relatos de refugiados

Entre 13 e 27 de maio, Oficina Cultural Alfredo Volpi organiza atividades semanais que destacam a visão de crianças sobre áreas em conflito

ter, 02/05/2017 - 10h02 | Do Portal do Governo

A Oficina Cultural Alfredo Volpi sediará eventos sobre contos inspirados em relatos de crianças nos países em situação de guerra. As atividades da instituição, localizada em Itaquera, na zona leste de São Paulo, serão realizadas aos sábados, às 13h, entre os dias 13 e 27 de maio.

“São histórias de pessoas reais que poderiam ser contadas nos livros, como de heróis e heroínas, mas não ouvimos falar por não estarmos preparados para ouvir. As histórias das crianças são, sem dúvida, de parar o coração”, explica a atriz e pesquisadora Paula Aguiar, criadora do grupo Contos da Lua Vaga.

Narrativas
A iniciativa surgiu em 2016, a partir da ideia de contar histórias baseadas em fatos reais. Idealizado em dois módulos, infantil e adulto, os participantes entrevistam vários refugiados e imigrantes. Eles também visitam instalações e entidades que auxiliam essas pessoas no Brasil.

“O Primeiro Natal em Portugal”, “O barbo” e “Os pudins do Sr. Luiz” são narrativas elaboradas a partir de descrições reveladas durante conversas de integrantes do grupo Contos da Lua Vaga com o público infantojuvenil de nações que apresentam conflitos.

Oficinas
Criadas pelo Governo do Estado de São Paulo em 1986, as oficinas culturais trabalham com a formação de jovens profissionais e promovem atividades gratuitas em áreas como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro. Existem quatro unidades do projeto na cidade de São Paulo, que oferecem cursos, palestras, workshops, espetáculos e exposições para todos os públicos. Elas estão localizadas nos seguintes bairros: Bom Retiro, Itaquera, Barra Funda e Cohab Taipas.

O programa é administrado pela organização social POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que incentiva o desenvolvimento educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa. A instituição gerencia projetos voltados ao complemento da formação de estudantes e do público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento e de estímulo à criação intelectual.

serviço

Contação de histórias na Oficina Cultural Alfredo Volpi
De 13 a 27/5, aos sábados, às 13h
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi (Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo)
Horário de funcionamento: de terça a quinta-feira, de 13h às 22h; sextas-feiras e sábados, das 10h às 18h
Informações: (11) 2205-5180 / 2056-5028
Recomendação etária: livre
Chegar ao local com 30 minutos de antecedência
E-mail: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br