Emissão de documentos e serviços da Agricultura têm novo endereço na capital

Sede da Secretaria na região central atende das 8h às 17h e recebe demandas de cidadãos de 36 cidades da Grande SP e litoral

seg, 09/09/2019 - 13h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está atendendo em sua sede, no centro de São Paulo, os cidadãos que precisam realizar serviços e emitir documentos relacionados à produção agropecuária e trânsito de animais e vegetais. O atendimento é realizado das 8h às 17h na Praça Ramos de Azevedo, 254.

Anteriormente, esses serviços dos escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) e de Desenvolvimento Rural (EDR) de São Paulo eram realizados no Parque da Água Branca. No local, são recebidos cidadãos residentes nos municípios de: Barueri, Bertioga, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarujá, Guarulhos, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Pirapora do Bom Jesus, Praia Grande, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

No Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), no 6º andar do edifício, os usuários poderão:
– realizar o cadastro no Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave)
– declarar a vacinação de animais
– atualizar saldo
– emitir Guias de Trânsito Animal (GTA) e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV)
– consultar Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC)
– fazer o cadastro de empresas que processam e embalam frutos, cadastro de aplicador
– fazer o cadastro de comerciante e fabricante de defensivos agrícolas
– fazer o cadastro de lojas que comercializam insumos veterinários
– fazer o cadastro de estabelecimentos que comercializam aves e de aquariofilia
– fazer o cadastro de empresas interessadas no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo – (SISP) ou no SISP Artesanal.

Além disso, no EDA poderão solicitar a realização de eventos agropecuários ou de concentração animal, entre outros, como de verificar processos junto à Defesa Agropecuária paulista e o Via Rápida Empresa. O contato é feito através dos telefones (11) 5067-0175 (GEDAVE), pelos ramais 0463 (Defesa sanitária Vegetal), 0474 (Sisp) e 0493 (Defesa Sanitária Animal).

No Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR), no 4º andar, o usuário pode:
– ter acesso aos serviços de extensão rural
– realizar a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA)
– receber orientações sobre associativismo e cooperativismo

O telefone para contato é (11) 5067-0461/0466 e e-mail:edr.saopaulo@cati.sp.gov.br. A Casa da Agricultura do município, que oferece orientação de engenheiros agrônomos e médicos veterinários, atende no mesmo local.