Em tempos de Copa e festas juninas, proteja seu pet dos fogos de artifício

Veja dicas de prevenção e conduta e orientações sobre como proceder em caso de flagrante de maus-tratos a animais domésticos

ter, 26/06/2018 - 10h17 | Do Portal do Governo

Durante o período de festas juninas, e também de Copa do Mundo, é comum a queima de fogos de artifício – prática, porém, que não deve ser encorajada por conta dos riscos de acidentes e queimaduras. Além disso, o barulho dos fogos costuma assustar bastante os animais de estimação, principalmente os cães e gatos.

Veja também: Festas juninas: os perigos e riscos dos balões e fogos de artifício

Devido a sua audição muito sensível, ambos detectam o som quatro vezes mais distante do que os humanos. Com isso, podem entrar em pânico e ficar desorientados, e muitas vezes saem correndo desesperados e sem rumo, colocando a própria vida em risco.

Nessa situações, é recomendado criar um ambiente tranquilo para acomodar os pets nos momentos de barulho mais intenso. também ajuda manter janelas fechadas, criar um esconderijo (tipo cabana) com acolchoados para abafar os estímulos auditivos ou colocar uma música suave tocando num volume que ajude a diminuir o som externo.

É importante ainda retirar do ambiente móveis ou objetos que contenham partes com pontas ou de vidro e oferecer um petisco ou um brinquedo para desviar a atenção do animal.

Se puder se antecipar a um momento em que é provável que tenha queima de fogos, antes de um jogo da seleção, por exemplo, é possível minimizar o sofrimento do pet com uma longa caminhada horas antes. A atividade física ajudará o animal a ficar mais relaxado na hora dos fogos.

Além disso, o comportamento do tutor tem papel fundamental na forma como o animal vai encarar essa situação. O dono deve ter cuidado para não reforçar o medo e tentar passar confiança e tranquilidade na hora de se comunicar com o animal de estimação, buscando agir sempre com naturalidade.

Em caso de flagrante de maus-tratos a animais, é possível registrar boletim de ocorrência (B.O.), de forma anônima, se for o caso, na Delegacia Eletrônica de Proteção dos Animais (Depa), criada pelo governo do Estado de São Paulo para coibir esse tipo de prática.

Veja também: SP possui delegacia especializada em proteção a animais domésticos

Outra iniciativa criada recentemente pelo governo paulista para proteger os animais é o Pet São Paulo, programa estadual inédito de apoio aos municípios em ações e políticas públicas em defesa dos animais domésticos, em especial cães e gatos.

A Subsecretaria de Defesa dos Animais, vinculada a Casa Militar do Estado, será responsável por coordenar o Sistema Estadual de Defesa dos Animais (SIEDA) – um comitê gestor intersetorial responsável por realizar e apoiar projetos e ações de proteção de cães e gatos em todo território paulista.

O programa incentivará os municípios na realização de feiras de adoção, capacitações, campanhas educativas sobre guarda responsável de cães e gatos, além de firmar convênios para apoio a castração e microchipagem.

O município que aderir ao programa receberá o Selo Pet São Paulo, sendo atestado parceiro na proteção destes pets.