Em São Paulo, Alckmin tem encontro com investidores britânicos

No Palácio dos Bandeirantes, governador abordou o cenário econômico, oportunidades e a importância de aproximar as regiões

qua, 14/03/2018 - 20h38 | Do Portal do Governo

Na tarde desta quarta-feira (14), após participar da abertura oficial do 13º Fórum Econômico Mundial da América Latina, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin participou de um encontro com investidores britânicos para discutir o cenário econômico paulista e brasileiro e aproximar as regiões.

No Palácio dos Bandeirantes, Alckmin falou sobre as oportunidades que São Paulo oferece destacando a abertura da economia para estimular a produtividade e a geração de emprego e renda, beneficiando a sociedade como um todo.

“É uma alegria estar aqui com vocês, fazendo essa boa aproximação entre Inglaterra e São Paulo, importantes investidores, empresas, geradoras de emprego, de renda. Sobre a abertura da economia, nós somos favoráveis. Por isso defendemos uma agenda de competitividade, de produtividade. Os países que passaram de renda média para uma renda mais alta, todos tiveram no comércio exterior, exportação e importação, um instrumento importante. Isso traz benefícios para a sociedade”, disse Alckmin.

O governador também destacou a importância da inovação no setor produtivo. “Em relação à inovação, esse é o grande desafio. Então, permanentemente estamos trabalhando com parques tecnológicos, institutos de pesquisa, a universidade, e as empresas privadas, para podermos avançar na inovação. Temos um fundo de apoio à pesquisa, a Fapesp, recursos do nosso banco de fomento, nossa agencia Desenvolve-SP, e vai ser inaugurado no segundo semestre o projeto Sirius, em Campinas, um dos poucos laboratórios do mundo com acelerador de elétrons, que vai trazer materiais melhores, ganhos de eficiência”, exemplificou.

Alckmin também falou sobre o setor energético e a importância do Pré-sal na Bacia de Santos, com produção crescente de petróleo e gás natural. Em pouco mais de dez anos, o Estado passou de nono para segundo maior produtor do Brasil. A indústria paulista registrou em 2017 aumento de 4% no consumo de gás natural do Estado, totalizando 4 bilhões de metros cúbicos (m³). A produção de petróleo e gás do território paulista é realizada em seis campos localizados na plataforma continental da bacia de Santos.

“Brasil é o campeão do mundo em termos de energia renovável, e São Paulo mais ainda. Temos um bom caminho aí”, concluiu Alckmin, antes de falar sobre a questão da segurança e outros temas importantes para os investidores estrangeiros que buscam oportunidades no Brasil.