Em São Carlos, grêmios estudantis são diplomados no Salão do Júri

Na última quinta-feira (21), posse oficial das agremiações no Fórum Criminal da região contou com presença de autoridades locais

sex, 22/03/2019 - 17h13 | Do Portal do Governo

Pelo quarto ano consecutivo, os grêmios estudantis 2019 tomaram posse no Salão do Júri do Fórum Criminal de São Carlos. A diplomação realizada na última quinta-feira (21) é a certificação que representa a posse oficial dos grêmios estudantis que ganharam as eleições anuais.

Participaram do evento organizado pela Diretoria de Ensino de São Carlos cerca de 140 alunos representando suas agremiações, 46 diretores, a equipe gestora da Diretoria Regional e autoridades locais, além do secretário executivo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Haroldo Corrêa Rocha.

Também estiveram na cerimônia autoridades locais como o Dr. Carlo Castilho Aguiar França, Juiz da 3ª Vara Civil de São Carlos e Diretor do Fórum; Dr. Paulo Cesar Scanavez, Juiz da 1ª Vara da Família e da Sucessões; Dr. Lucas Correa Arantes Pinheiro, Coordenador Geral da Defensoria Pública; Dr. Antonio Benedito Morello, Juiz da 1ª Vara Criminal; Beatriz Romano, representando o Secretário Municipal da Educação; Capitão Nucci; Dr. David Pires; Dr. Daniel Cardoso, Presidente da OAB vai à Escola; o Vereador Azuaite Martins de França e a Profª Débora Gonzalez Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino de São Carlos.

Segundo o secretário executivo, o evento mostra a importância do protagonismo juvenil dentro das escolas. “A liderança precisa ser pensada como algo coletivo. É essa construção que a escola tem que fazer”, disse Corrêa Rocha.

As novas chapas eleitas e reeleitas já podem colocar em prática as ações propostas em campanha. “Vamos fazer um carrinho da leitura, um mascote da merenda e um videogame educativo”, disse o aluno gremista André Miguel Fontes, de 8 anos, sobre as ações que vão desenvolver com o greminho, assim são chamados os grêmios compostos por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Grêmios estudantis

Atualmente 96% das escolas estaduais contam com grêmio estudantil. É necessário realizar um pleito para garantir que novos alunos participem da composição das chapas e da escolha. Os gremistas são eleitos para desenvolverem o protagonismo juvenil no ambiente escolar.

Os grêmios estudantis proporcionam ao aluno a oportunidade de estimular outros estudantes a participar da vida escolar e também da rotina da comunidade, por meio de projetos nas áreas de comunicação, cultura, esporte, social, entre outras.