Em Santos, Museu do Café oferece cursos de barista

Os cursos abordam a história da chegada das primeiras mudas de café ao Brasil, com visita guiada às exposições do Museu do Café

seg, 23/07/2018 - 19h21 | Do Portal do Governo

O Museu do Café, localizado no Centro Histórico de Santos, é uma das principais instituições responsáveis pela preservação da história do café no Brasil, e referência de qualidade na comercialização do produto, por meio de sua cafeteria. Além disso, o museu oferece ainda cursos de barista.

Os alunos podem escolher entre três tipos de curso: Barista Básico, Módulo Imersão e Barista Avançado. Para os interessados em participar de uma formação completa entre os cursos do Centro de Preparação de Café, o Museu do Café oferece pacotes, em que é possível se aprofundar melhor em todos os cursos de uma só vez.

Barista básico

O curso aborda a história da chegada das primeiras mudas de café ao Brasil, com visita guiada às exposições do Museu do Café, os diferentes tipos de cultivo, colheita, torra e preparo da bebida. Apresenta também as diferenças entre os métodos de extração e como obter cafés mais saborosos, tanto em cafeteiras domésticas como industriais.

Os alunos aprendem também a manusear torradores de café, preparar bebidas clássicas com ou sem leite, higienizar tanto as máquinas profissionais como as residenciais de café, entre outras atividades. Esta formação tem carga horária total de 18h.

Módulo imersão

Este curso tem duração de apenas um dia, e é uma experiência oferecida pelo Museu do Café, em parceria com a Nespresso Brasil. Ele imerge o participante no universo do café a partir de um dia repleto de produtividade, estudo e interação com especialistas da Boutique Nespresso, na capital paulista.

Barista avançado

São quatro opções de cursos de barista avançado, sendo:

Latte Art

Neste curso avançado de barista, o aluno aprende técnicas de vaporização e maneiras de aprimorá-las, tipos de pasteurização e sua importância, técnicas de grafismo e de latte art, bem como formas de aperfeiçoamento do preparo de bebidas alcoólicas. Ao concluir o curso, o aluno estará apto a desenvolver sua criatividade para a confecção de novos desenhos.

Novos Métodos de Preparo

O curso busca aprimorar o conhecimento sobre os diversos métodos de preparo do café. Aborda também a importância da água na extração da bebida, pontos de moagem e torra, além de oferecer uma degustação de cafés especiais.

Harmonização

Cada café tem intensidade e características únicas. Durante o curso, o barista se aprofunda na particularidade de cada grão, treinando o olfato e paladar. O aluno aprende como harmonizar diferentes tipos de café com queijos, geleias e chocolate.

Regulagem de Moinho e Expresso Perfeito

O curso ensina ao barista como manusear e regular adequadamente um moinho, seja ele automático ou manual, afinar ou engrossar o pó e o tempo correto de cada moagem para obtenção do melhor café. Busca-se a perfeição do espresso, unindo todas as etapas e terminando com uma crema espessa, duradoura e de cor homogênea.

Para mais informações e inscrição, acesse: https://goo.gl/wjB86c.