Em quatro dias, oito postos são interditados na capital por fraudes

Outros sete estabelecimentos tiveram bombas lacradas; ação do Estado e ANP foi deflagrada na madrugada da segunda-feira (20)

sex, 24/02/2017 - 19h23 | Do Portal do Governo

Oito postos foram interditados e outros sete tiveram bombas lacradas durante os quatro dias de fiscalização em postos de combustíveis da capital. A ação coordenada pelo Governo do Estado de São Paulo, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e órgãos da prefeitura da capital teve início na madrugada de segunda-feira (20). Os estabelecimentos lacrados representam 23% dos 35 postos vistoriados.

O governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria assinaram um protocolo que estabelece a articulação de vários órgãos municipais e estaduais para combater fraudes de combustíveis. Durante os quatro dias da operação, foram fiscalizados 34 postos da capital e oito deles foram interditados pela ANP, três dos quais funcionavam sem autorização da agência. Em outros quatro, foram identificadas fraudes na composição dos combustíveis comercializados.

Quatro dos oito postos interditados pela ANP também tiveram seus acessos bloqueados por malotões de concreto colocados pela prefeitura. Outros quatro estabelecimentos foram autuados pela ANP, um porque estava fechado durante o período de fiscalização e não cumpriu as normas de funcionamento. Os demais por irregularidades como infidelidade à bandeira, falta de equipamentos de teste e problemas com dados cadastrais.

Bombas lacradas
O Instituto de Pesos e Medidas lacrou bombas de sete postos por irregularidades como bombas com lacres e painéis violados e equipamentos com fraudes, que abasteciam quantidade de combustível inferior ao que era cobrado do consumidor, conhecido como bomba baixa.

Nove estabelecimentos foram autuados pelo Procon, a maioria deles por comercialização de produtos com a validade vencida. Nesses postos também foram identificadas propaganda enganosa e venda de produtos sem informações adequadas nas lojas de conveniência.

Participam da fiscalização o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Procon, Secretaria da Fazenda, Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e órgãos de fiscalização da prefeitura de São Paulo, além da ANP.