Em Jacareí, Etec sedia Campeonato de Cubo Mágico

Reconhecido pelo World Cube Association (WCA), órgão que regula a modalidade globalmente, torneio recebe inscrições até dia 31 de julho

qui, 26/07/2018 - 19h13 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Evento é aberto ao público, o competidor só precisa saber montar o cubo

A Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, promove no próximo dia 4 de agosto a quarta edição do Campeonato de Cubo Mágico, com diversas modalidades de resolução do cubo.

Das 9 às 19 horas, a competição terá desde as mais conhecidas (4x4x4, 3x3x3 e 2x2x2) até a montagem com apenas uma mão. O torneio é reconhecido pelo World Cube Association (WCA), órgão que regula eventos do tipo em todo o mundo.

Para participar, o interessado deve se inscrever pelo site da WCA até o dia 31 de julho. Após esse prazo, só serão aceitas inscrições diretamente na unidade, no dia da competição, exclusivamente para a modalidade 3x3x3.

O evento é aberto ao público, o competidor só precisa saber montar o cubo. Se os adesivos da peça estiverem apagados ou soltando, é recomendado que sejam trocados, para que o objeto seja aceito na competição. Para aliviar a tensão no dia da prova, que geralmente aparece na hora da busca de solução para o cubo, a WCA recomenda que os participantes pratiquem a montagem na frente de outras pessoas.

Quebra-cabeça

Conhecido também como cubo de Rubik, o cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ern? Rubik, em 1974. O atual recorde mundial é de Feliks Zemdegs, estudante australiano que montou o brinquedo em apenas 4,22 segundos. A melhor marca brasileira é de Antonio Gabriel da Silva, com 6,58 segundos.

As competições organizadas pela WCA são realizadas ao longo do ano em diferentes locais do mundo. Alemanha, Bolívia, Indonésia, Paraguai, Polônia, Peru, Rússia, Suíça, entre outros países, têm torneios programados também para o dia 4 de agosto.