Em evento na zona Oeste da capital, Ipem-SP orienta população

Equipe do Ipem-SP realiza a distribuição de cartilhas com dicas de como o consumidor deve fazer para não ser lesado na hora das suas compras

sex, 27/09/2019 - 19h24 | Do Portal do Governo

Para que os consumidores saibam como se proteger de irregularidades e fraudes durante as compras, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) irá orientar e distribuir cartilhas educativas durante o evento “CIC em Movimento”, organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

Por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Casa da Cidadania, em parceria com o Céu Butantã, a ação acontece neste sábado, 28 de setembro, das 10h às 16h, na Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.870, zona Oeste da capital.

Na ocasião, a equipe do Ipem-SP fará a entrega do “Guia Prático de Consumo”, que traz informações sobre a melhor forma de utilizar produtos, serviços e instrumentos, como balanças.

Dentre eles, verificar se há selo do Inmetro em brinquedos e eletrodomésticos, se o peso do prato de comida está correto em restaurantes ou ao comprar alimentos previamente pesados no supermercado, ficar de olho do taxímetro, entre outras situações corriqueiras.

Também haverá no espaço da autarquia a presença da balança antropométrica para que os participantes possam realizar a pesagem e medição da altura.

Quem desejar pode realizar o download do material a partir do link http://goo.gl/Waw0P1.Para fazer o download de outras publicações do Ipem-SP acesse o link https://tinyurl.com/yxzsrxfp

CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.