Duas Fatecs e uma Etec são oficializadas no interior de São Paulo

Araraquara e Araras ganham Fatecs, e a nova Etec do Estado será em Porto Feliz; as unidades já começam a operar em agosto

ter, 11/07/2017 - 12h57 | Do Portal do Governo
DownloadSérgio Pierri/Divulgação
Fatec Araraquara ofereceu 40 vagas para o curso de Gestão Comercial no segundo semestre de 2017

Serão criadas duas novas unidades das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no interior do Estado de São Paulo. Já na cidade de Porto Feliz será oficializada uma Escola Técnica Estadual (Etec). A decisão sobre as três novas instituições foram assinadas em decreto pelo  governador Geraldo Alckmin.

As aulas das duas Fatecs já serão iniciadas no mês de agosto. Em Porto Feliz, na realidade, as atividades serão ampliadas, pois a unidade já funcionava como classe descentralizada. O termo caracteriza que a unidade oferecia  cursos sob a administração de uma outra Etec.

A Fatec Araraquara recebeu mais de R$ 23 milhões em investimento do Governo do Estado de São Paulo. A unidade já participou do processo seletivo para o segundo semestre, no qual ofereceu 40 vagas no período noturno para o curso de graduação tecnológica de Gestão Comercial. O interesse da comunidade já foi perceptível no vestibular, que teve 9,40 candidatos disputando cada uma das vagas.

Em Araras, a Fatec foi implantada em parceria com a Prefeitura local, que cedeu as instalações físicas. Cabe ao Centro Paula Souza o desenvolvimento do projeto pedagógico, realizar e acompanhar o vestibular, além de contratar professores e adquirir o material necessário para as atividades (mobiliário e equipamentos).

No último vestibular, a unidade de Araras também ofereceu 40 vagas. A graduação disponível era o curso superior de tecnologia de Sistemas para Internet. O interesse foi de 84 candidatos por vaga.

Já a Etec de Porto Feliz, que era administrada pela da Etec de Cerquilho, seguem as atividades para os cursos técnicos de Administração, Administração integrado ao Médio e Segurança do Trabalho. Além da nova administração, a novidade já presente no vestibulinho para o segundo semestre de 2017 foi o curso de Administração, que teve o maior índice candidatos por vaga da unidade (3,55). A Prefeitura de Porto Feliz ficou responsável pelas obras de adequação da nova Etec.

Com o anúncio oficializado, o Centro Paula Souza passa a administrar 68 Fatecs, distribuídas em 62 cidades paulistas, e também 221 Etecs, com atividades em 163 municípios.