Drone reforça fiscalização ambiental na região de Campinas

Equipamento ajudará na eficiência do monitoramento; equipes de fiscalização já estão preparadas para utilizar a tecnologia

qua, 01/02/2017 - 11h29 | Do Portal do Governo

Graças ao auxílio da tecnologia, o trabalho de preservação de recursos naturais na região de Campinas está mais eficiente. Com apoio de um drone, veículo controlado remotamente, os fiscais poderão fazer a monitoria.

As equipes de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Ambiental já estão capacitadas para operar o equipamento. O drone atenderá exclusivamente a região de atuação da 4ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Campinas, que soma 44 municípios.

A tecnologia, que será usada pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (CFA/SMA) e pela Polícia Militar Ambiental, é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema, do Ministério Público) e a Sanasa, empresa de saneamento de Campinas.

Alto alcance
Ideal para operações em áreas de difícil acesso, o drone que será doado pela Sanasa, tem raio operacional de até 1,5km e autonomia de até 30 minutos. Sua câmera digital de alta resolução faz gravação de imagens em tempo real. O equipamento possui baixo custo operacional.