Doe sangue antes de tomar vacina contra o sarampo

Pedido da Fundação Pró-Sangue se dá em decorrência do impedimento, por 28 dias, da doação após a vacina, acarretando queda nos estoques

ter, 06/08/2019 - 16h39 | Do Portal do Governo

Os candidatos que têm intenção de doar sangue neste mês de agosto devem verificar se estão realmente aptos a realizar esse importante gesto de solidariedade. O motivo é que as pessoas que tomaram recentemente a vacina contra o sarampo apresentam um impedimento temporário à doação.

O Governo do Estado de São Paulo deu início à Campanha de Vacinação contra Sarampo em 10 de junho e, desde então, os hemocentros estão registrando um aumento de recusa dos candidatos por conta desse motivo. E a Pró-Sangue já está sentindo o impacto da imunização em seus estoques.

A Fundação está apenas com 40% do volume de sangue necessário para abastecer mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Atualmente, os sangues O-, A+ e A- estão críticos, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. Já os tipos O+ e B- estão em emergência, isto é, garantem o abastecimento por um dia.

Para que o estoque de sangue não apresente uma grande queda, a Pró-Sangue recomenda que as pessoas doem sangue antes de se vacinar. O protocolo de triagem dos candidatos determina que aqueles que foram vacinados contra o sarampo devem aguardar 28 dias para que estejam novamente aptos a realizar esse gesto de cidadania que salva vidas.

Vale lembrar que além da imunização, existem outros motivos temporários que impedem a doação de sangue. Quem quiser mais informações sobre o assunto acessar o site da Pró-Sangue.

Serviço

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e emendas de feriado.

Aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidatos e, ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC.

A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad. Nos sábados, feriados e emendas, os candidatos devem estacionar exclusivamente dentro do complexo hospitalar, em qualquer vaga que estiver livre.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta clique aqui. Mais informações podem ser obtidas no Alô Pró-Sangue: 11 4573-7800. A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.