Doações de cabelo ajudam pacientes com câncer

O resgate da autoestima é muito importante para pacientes em tratamento oncológico. Com o objetivo de ajudar as mulheres que sofrem com a perda dos cabelos durante o tratamento contra […]

sex, 20/07/2018 - 15h33 | Do Portal do Governo

O resgate da autoestima é muito importante para pacientes em tratamento oncológico. Com o objetivo de ajudar as mulheres que sofrem com a perda dos cabelos durante o tratamento contra o câncer, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e o Hospital Pérola Byington, unidades ligadas a Secretaria de Estado da Saúde na Capital paulista, recebem de segunda a sexta-feira doações de cabelo que serão transformados em perucas para mulheres vítimas de câncer.

O projeto tem como objetivo ajudar mulheres que em decorrência do tratamento quimioterápico acabam perdendo os cabelos. Ao se verem carecas, algumas delas perdem a autoestima que pode ser recuperada através da utilização de perucas. “Essa iniciativa é muito importante para amenizar o tratamento contra o câncer que é tão agressivo e que causa perda de cabelo” diz Oli Minutti, coordenadora das voluntárias do Icesp.

Em ambos os hospitais, são aceitos todos os tipos de cabelos que podem ser entregues pessoalmente ou via Correios (endereços abaixo). É importante avisar seu cabeleireiro na hora do corte que é para doação para um melhor aproveitamento do cabelo que deve ter, no mínimo, 20 cm de comprimento medido a partir do elástico.

Depois de confeccionadas as perucas são distribuídas gratuitamente as pacientes. Além dos cabelos, também são aceitas doações de perucas sintéticas e lenços, todos utilizados para devolver a alegria de muitas mulheres que estão na luta contra o câncer.

Gislene Charaba é paciente do Icesp e conta que se considera uma militante da causa. “A peruca me deu vida. Ela me libertou da cama. Quando eu uso, ninguém fala que eu estou usando. Não querer me mostrar doente foi uma escolha minha”.

“Muitas mulheres vêm nos procurar para ir em ocasiões especiais, como a formatura do filho ou algum casamento. Ficamos muito felizes em atender casos como esses”, conta Oli Minutti,  coordenadora das Voluntárias do Icesp.

Para doar

Hospital Pérola Byington

Av. Brig Luis Antonio, 683 – Bela Vista

1º SS – Carmelina

CEP: 01317-000

Tel: (11) 3248-8000

 

Icesp – Instituto do Câncer de São Paulo

Av Dr Arnaldo, 251 – Cerqueira César

3º andar Sala das voluntárias

CEP: 01246-000

Tel: (11) 3893-2059

De segunda a sexta das 7 às 15 horas