Especialista dá dicas para a mulher cuidar bem de sua saúde

Em entrevista ao Portal do Governo, o diretor do Pérola Byington, Dr. Luiz Henrique Gebrin, alerta para os perigos do consumo de álcool

qua, 08/03/2017 - 10h56 | Do Portal do Governo

Em entrevista ao Portal do Governo do Estado, o médico e diretor responsável pelo Hospital Pérola Byington – Centro de Referência da Mulher -, Luiz Henrique Gebrin, dá dicas para a mulher ter uma vida mais saudável, da infância à vida adulta.

Na infância, o importante, segundo o médico, é cultivar, desde o início, hábitos saudáveis de vida, como alimentação balanceada, exercícios físicos com regularidade e vigilância permanente contra a obesidade. Essa é a providência básica para a prevenção de doenças cardíacas, diabetes e as espécies mais frequentes de câncer.

Crianças e adolescentes, dos nove aos 14 anos de idade, devem tomar a vacina contra o HPV, para prevenção do câncer de colo de útero.

Com o início da vida sexual, a jovem deve procurar a orientação médica para saber como se prevenir sobre a gravidez prematura. O médico vai orientar a adolescente sobre o uso de contraceptivos, necessidade do sexo seguro e as formas de proteção adequadas. Os exames ginecológicos ou papanicolau devem ser feitos com regularidade a partir da fase sexualmente ativa da mulher, até os 60 anos.

Consumo de álcool
Gebrin faz um alerta para o uso das drogas ilícitas e lícitas, e o avanço do alcoolismo entre os jovens, principalmente, entre as mulheres. A orientação, segundo o médico, começa em casa, mas deve se estender à escola. O uso do álcool se tornou bastante frequente com aumento da quantidade de jovens embriagadas, consumindo grandes quantidades de álcool em períodos curtos de tempo.

O consumo de álcool tornou-se fator de alto risco para as adolescentes por seu envolvimento em acidentes e maior suscetibilidade aos abusos sexuais e a prática de sexo sem a proteção adequada.

Para a mulher gestante é necessário o acompanhamento rotineiro da gravidez, desde o pré-natal e aos exames de rotina, durante o período de gestação.

Na fase adulta, é importante fazer os exames de check-08up regulares para a prevenção de doenças cardiovasculares, como o derrame, infarto e diabetes, principalmente para as mulheres a partir dos 50 anos, que devem fazer os exames de sangue, glicemia (diabetes), medir os níveis de colesterol e a avaliar a pressão.

O exames de mamografia, para prevenção do câncer de mama, também devem ser rotineiros nas mulheres, na faixa dos 50 anos. Gebrin observa que a tendência mundial é a de evitar os exames mais sofisticados, na maioria desnecessários, e dar mais atenção aos mais simples.

#TododiaéDiadeMulher